Limão Matinal – A Dica mais Simples para Revolucionar sua Saúde

A maneira que se inicia cada dia é incrivelmente importante. Seja você uma mãe, um treinador, um escritor, um pequeno empresário ou um professor de yoga, as primeiras coisas que fazemos de manhã fazem toda diferença.

Junto com a água morna, todos os tipos de limões e limas se adequam à receita.

De acordo com a filosofia Ayurveda, as escolhas que fazemos em relação à rotina diária, ou aumentam a resistência às doenças ou acabam com ela. A Ayurveda nos convida a saltar da cama no início do dia concentrando-nos em rituais matutinos que trabalham para alinhar o corpo com os ritmos da natureza, o equilíbrio das energias internas e promover a auto-estima e a auto-disciplina.

A mente pode nos dizer que temos que verificar e-mails, levar o cachorro para fora, arrastar as crianças pela porta afora, que não podemos nos atrasar pro trabalho ou que simplesmente não temos tempo suficiente para cultivar nossos próprios rituais de manhã. Mas se você só puder se dar o tempo de um único ritual para implementar sua saúde, que seja este: começar o dia com um copo de água morna e o suco de meio limão. É um hábito tão simples, cujos benefícios são bons demais para serem ignorados. A água morna com limão:

1. Estimula o sistema imunológico: Limões são ricos em vitamina C e potássio. A vitamina C é ótima contra gripes e o potássio estimula o funcionamento do cérebro e dos nervos, ajudando também a controlar a pressão arterial.

2. Equilíbrio do pH: Limões são um alimento extremamente alcalino, acredite ou não. Sim, eles são ácidos por conta própria, mas dentro de nossos corpos são alcalinos (o ácido cítrico não cria acidez no corpo uma vez metabolizada). Como vocês, guerreiros do bem-estar sabem, um corpo alcalino é a verdadeira chave para uma boa saúde.

3. Ajuda na perda de peso: Limões são ricos em fibras chamadas pectina, que ajudam a enfrentar os impulsos da fome. Também foi demonstrado que as pessoas que mantêm uma dieta mais alcalina perdem peso mais rápido. A ampla experiência mostra que, quando começamos o dia com o pé direito, é bem mais fácil fazermos as melhores escolhas no resto do dia.

4. Digestão: A água quente serve para estimular o trato gastrointestinal e o peristaltismo – as ondas de contrações musculares dentro das paredes intestinais que mantém as coisas em movimento. Limões e limas são também ricos em minerais e vitaminas que ajudam a liberar toxinas do trato digestivo.

5. Age como um diurético natural suave: O suco de limão ajuda a expulsar materiais indesejados porque limões aumentam a taxa de produção de urina no corpo. As toxinas são, portanto, liberadas em uma taxa mais rápida, ajudando a manter o trato urinário saudável.

6. Limpa a pele: A vitamina C ajuda a diminuir rugas e manchas. Água com limão expurga toxinas do sangue, o que ajuda a manter a pele mais clara.

7. Hidrata o sistema linfático: Esta dose de bondade matutina ajuda a começar o dia com um tom hidratado, o que previne a desidratação (obviamente), e a fadiga adrenal. A fadiga adrenal ocorre quando o corpo está desidratado, ou profundamente desidratado, e já não pode executar todas as suas funções próprias, desembocando em um acúmulo tóxico, estresse, prisão de ventre e toda uma lista de problemas. Nossas glândulas supra-renais são duas pequenas glândulas que ficam acima dos rins e, juntamente com a tireóide, ajudam a criar energia. Elas também liberam hormônios importantes, incluindo a aldosterona. Aldosterona é um hormônio secretado pelas glândulas supra-renais, que regula os níveis de água e a concentração de minerais, como sódio, em nosso corpo, ajudando-nos a manter hidratados. As glândulas supra-renais também são responsáveis por regular a nossa resposta ao estresse. Assim, a conclusão geral é que você realmente não quer nem passar perto de um profundo estado de desidratação!

Adotar esta prática apenas, a de se beber um copo de água morna com limão toda manhã durante um mês, pode alterar radicalmente a sua experiência cotidiana. Não se surpreenda se começar a ver as manhãs sob uma nova luz. Lembre-se, a verdadeira mudança vem ao agir.

Produção: Central de Notícias Casa Jaya

Fonte: Spirituality & Health Magazine

Contato: noticias@casajaya.com.br