Vento – Grupo de Renascimento e Terapias Integradas de Respiração

Vento - Grupo de Renascimento e Terapias Integradas de Respiração

Vento – Grupo de Renascimento e Terapias Integradas de Respiração

Nossa maneira de respirar é condicionada pelos eventos que permeiam nossa vida e pela forma como lidamos com eles. Estresse, medo, alegria, coragem… a todo momento emoções que manifestamos alteram nossa respiração e vão se configurando em memórias de padrões respiratórios que, repetidos e incorporados, influenciam diretamente nossas experiências sem que tomemos consciência disso. A maioria das pessoas respira pouco e mal, não percebe a relação entre a respiração, seu estado de espírito e sua saúde e pouco sente os movimentos respiratórios que a acompanham diariamente.

Renascimento – ou Rebirthing – é uma prática de respiração meditativa e terapêutica que trabalha o reconhecimento e a desconstrução desses padrões respiratórios, liberando bloqueios para o livre fluxo da energia vital. Através de uma respiração relaxada, consciente e conectada (sem intervalos entre a inspiração e a expiração), acessamos estados de consciência expandida nos quais a influência da racionalidade é atenuada, abrindo espaço para a manifestação do potencial de autocura que reside em cada ser humano. A prática, além de muito relaxante, dispensa uma grande quantidade de toxinas, estimula os mecanismos de autorregulação do corpo, fortalece a energia vital, reduz o excesso de atividade mental e promove a integração da energia emocional bloqueada.

Datas: De 4 de Abril à 20 de Junho de 2017, todas as terças-feiras, das 20h30 às 22h30.

O programa de 12 sessões de Renascimento é um processo terapêutico de autoexploração através dessa poderosa técnica. Também conhecida como Respiração Consciente, a prática desenvolve o refinamento da percepção corporal, expandindo a consciência de si e da realidade. Neste percurso, o praticante reaprende a respirar por meio da própria respiração, desfazendo automatismos respiratórios, psicoemocionais e comportamentais num processo de autoconhecimento e conexão com o potencial de autocuidado.

O programa é dividido em duas partes: as primeiras sete sessões são dedicadas à forma mais tradicional da prática de Renascimento, privilegiando o aprendizado da técnica e a descontração de zonas de tensão e das estruturas envolvidas na respiração. As cinco sessões subsequentes são dedicadas a variações da técnica e à combinação com outras abordagens terapêuticas envolvendo exercícios de bioenergética e meditações ativas com o objetivo de promover experiências mais profundas com a respiração e o refinamento da percepção.

Embora o trabalho seja desenvolvido em grupo, cada participante é acompanhado e orientado individualmente em seu processo, em respeito e reconhecimento às particularidades de cada corpo e suas maneiras de respirar. Desta forma, favorecemos a intimidade com a própria respiração e o aprendizado da técnica de Renascimento, a fim de que os participantes tenham autonomia para lançar mão dessa ferramenta quando desejarem, sem a necessidade de acompanhamento.

Para mais informações: acesse escoladerenascimento.com.br ou escreva para renata.mariacristina@gmail.com


Sobre as facilitadoras:

Renata Borges é terapeuta corporal vinculada à Escola de Renascimento e Terapias Integradas. Pratica a respiração de Renascimento há nove anos e desde 2010 conduz sessões individuais e em grupo, além de compor a equipe nos grupos de formação em Renascimento e Terapias Integradas. Formada em Comunicação e Artes do Corpo (PUC-SP) e em Coordenação de Grupos de Exercícios em Análise Bioenergética (IABSP), se inspira na medicina tradicional amazônica, conjugando em seu trabalho práticas corporais e de respiração, meditações ativas e massagens sutis como ferramentas para o suporte de processos de autoexploração, expansão da consciência e integração do ser.

Sandra Bassetti é terapeuta da respiração vinculada à Escola de Renascimento e Terapias Integradas. Formada em Coaching, Programação Neurolinguística, Reiki e Coordenação de Grupos de Exercícios em Análise Bioenergética. Dedica-se a atendimentos individuais e em grupo.