A Casa Jaya te convida a participar do Toré na União, uma cerimônia indígena muito especial!

Nessa sexta-feira dia 7 de Maio, das 17 às 21hs.

A entrada é gratuita.

O Toré da União é uma cerimônia conhecida pelos índios alagoanos Kariri Xocó é o Toré, que são cantos sagrados para desenvolver o amor, a união, a força coletiva; são feitos com danças circulares ao redor da fogueira. É uma celebração de integração dos índios com a natureza para buscar a energia divina.

Para o índio, tudo é música e poesia: o nascimento, a morte, a guerra, as festas, a religião, os plantios e as colheitas.

Responsável: Wyanã Uia The (Movimento U.R.U.C.Á. – Canto das Matas)

As lendas indígenas e a sabedoria que elas trazem ao povo branco:

Todos os povos contam suas tradições e os acontecimentos através de contos e lendas.

Algumas lendas foram baseadas em fatos verídicos e, nas tradições indígenas, elas têm a finalidade de passar uma sabedoria, conhecimento.

Geralmente as lendas são contadas pelos anciões para os mais jovens, como forma de aprendizado para estes, mostrando como surgiram as plantas, os bichos, as estrelas, o comportamento humano e são uma maneira de se guardar as tradições e raízes de um povo.

 Kariri Xocó

A organização social indígena:

Queremos mostrar ao público a organização que se dá dentro de uma aldeia, o respeito pelas hierarquias e de como todos conseguem viver em harmonia.

Mostraremos a simplicidade da vida destes povos, a colaboração que o estilo de vida que levam pode trazer ao público urbano, já que para eles não existe a divisão de classes como na cultura branca, mas sim o respeito dos mais novos pelos anciões.

Numa tribo todos têm seus deveres e são respeitados por isto, desde as crianças até os anciões; qual a importância do pajé e do cacique dentro da aldeia e como alguns pajés estão passando a sabedoria aos brancos, principalmente através do resgate do canto e da dança.

Kariri Xocó 2