O Arco-íris de uma Nutrição Natural

O Dia Mundial do Vegetarianismo, 1 de Outubro, é o pontapé inicial do Mês da Conscientização Vegetariana. Todos podemos fazer a diferença neste mês de Outubro informando nossos amigos, colegas e família, sobre os benefícios do vegetarianismo. Estaremos ajudando a criar um mundo melhor, pois as dietas vegetarianas trazem benefícios comprovados para a saúde, além de salvar as vidas de inúmeros animais e contribuir na preservação da Terra.

É muito fácil de se envolver. Existem ótimas maneiras de iniciar uma conversa sobre os benefícios do vegetarianismo com as pessoas em sua vida, sem necessidade de imposições ou dogmatismos. Se você é um vegan, vegetariano, ou simplesmente ‘veggie-friendly’, fale sobre como uma alimentação natural pode ser boa para a saúde, tanto física quanto mental. A dieta vegetariana está associada a uma baixa pressão arterial e uma melhor saúde do coração, com taxas reduzidas de problemas de colesterol e ainda menores de câncer.

De acordo com a Academia de Nutrição e Dietética (anteriormente, a American Dietetic Association), um relatório publicado em 2009 enaltece os benefícios de uma dieta vegetariana ou vegan, como citado a seguir:

É a posição oficial da Associação Dietética Americana que, dietas vegetarianas apropriadamente planejadas, incluindo dietas veganas ou totalmente vegetarianas, são saudáveis, nutricionalmente adequadas, e podem fornecer benefícios à saúde na prevenção e no tratamento de certas doenças. Dietas vegetarianas bem planejadas são apropriadas para indivíduos durante todas as fases do ciclo de vida, incluindo a gravidez, lactação, infância, puberdade e adolescência, e também para os atletas.

Mas ser vegetariano não é apenas tornar-se fisicamente mais saudável, o vegetarianismo pode fazer você mais feliz também. Outro estudo, realizado em 2010 pela Universidade do Arizona, nos Estados Unidos, concluiu que “vegetarianos apresentam emoções significativamente menos negativas do que os onívoros“. Ficar longe das carnes e derivados pode ser uma luta, mas se você escolher tentar parar, pode ter certeza de que não está sozinho. De Bill Clinton a Natalie Portman, não faltam exemplos de personalidades vegetarianas.

Outras celebridades incluem Ben Stiller, Rosie O’Donnell, e Shepard Dax, além de atletas como o maratonista texano Arian Foster e o tenista campeão Venus Williams. Para completar, muitos cientistas de renome têm recomendado a dieta vegetariana por sua vantagem global, recentemente revelando que a população mundial poderá ter de mudar quase que exclusivamente para uma dieta vegetariana, até 2050, para evitar a escassez em massa de alimentos.

O Dia Mundial do Vegetarianismo e o Mês da Conscientização Vegetariana, formam uma campanha destinada a mostrar os benefícios de uma dieta baseada em vegetais. Participe pesquisando sobre o assunto, trocando informações com seus próximos, e especialmente, saboreando um estilo de vida mais natural, saudável e sustentável. Um favor que todos estaremos fazendo por nós mesmos e pelo planeta.

Produção: Central de Notícias Casa Jaya

Fonte: World Vegetarian Day

Contato: noticias@casajaya.com.br