1ª Oficina de Percepção Auditiva e Sonoplastia

Oficina de Percepção Auditiva e Sonoplastia

A Casa Jaya convida a todos os músicos, atores, sonoplastas, artistas e demais interessados para a primeira Oficina Sonora do Núcleo Musical da Casa Jaya, com o músico, sonoplasta e arte-educador Jorge Peña.

A intenção deste encontro é desenvolver a percepção auditiva em relação a cada instrumento, vibração, cor, alcance, sentimentos, emoções. Trabalhar a memória auditiva e as texturas sonoras, percebendo e expressando sensações por meio de improvisações, composições coletivas e interpretações sonoras, sons corporais e vocais, elementos naturais e etc. Explorar as possibilidades sonoras e expressivas do próprio corpo e de materiais, tais como: instrumentos musicais, sucata, materiais reciclados, vento, respiração, água, entre outras formas de som.

Data: 27 de Outubro de 2012 (Sábado)
Horário: Das 10 às 15h

Contribuição: R$ 100,00
Para alunos matriculados no Curso de Música da Jaya, a participação é livre

Vagas Limitadas!

Mais informações e inscrições: musica@casajaya.com.br

 

Público-alvo:
Músicos, Atores, diretores, sonoplastas e músicos da área teatral, publico em geral.

Objetivos:
Trabalhar a memória auditiva e as texturas sonoras como ferramenta para a criação teatral.

Perceber e expressar sensações, sentimentos e pensamentos, por meio de improvisações, composições coletivas e interpretações sonoras, sons corporais e vocais, elementos naturais etc.

Explorar as possibilidades sonoras e expressivas do próprio corpo e de materiais, tais como: instrumentos musicais convencionais e não convencionais, sucata, reciclados etc.

Trabalhar a coordenação motora com exercícios rítmicos e corporais.

A construção coletiva deste exercício está baseada em ritmos da Espanha-Andaluza e no Folclore Latino Americano.

Pesquisar novos elementos sonoros que venham a sustentar e enriquecer a personagem, tais como: elementos cênicos sonoros, papel, canetas, xícaras de café, copo de água, ventos, silêncios, respirações, etc

 

Conteúdo:

Exercícios para trabalhar e desenvolver a memória auditiva, ritmos, texturas e paisagens sonoras para leitura, interpretação de textos e montagem. 

Sensibilização:

Serão convidados músicos profissionais para exercícios de “Interpretação pelo som”.

A intenção destes encontros é a percepção auditiva em relação a cada instrumento, vibração, cor, alcance, sentimentos, emoções…

Também serão tratados temas relacionados à sonoridade, técnica e fabricação de cada instrumento.

Como resultado dos encontros iremos desenvolver texturas e paisagens sonoras individuais e em grupos, aplicando as vivências realizadas durante as oficinas.

Montagem de pequenos textos para interpretar com os grupos.

 

Para saber mais informações sobre as Oficinas Sonoras e os Cursos de Música da Casa Jaya, acesse o link: www.casajaya.com.br/cursos-de-musica ou escreva para musica@casajaya.com.br