No dia 21 de maio será a 2ª edição do Toré da União na Casa Jaya, uma segunda e última oportunidade de conhecer mais profundamente as danças e cantos Kariri-Xocó na prática com Wyannã e a Tribo.

Venha aprender a dança Nativa que tem um grande poder curativo para o físico, emocional, mental e espiritual, e também abrir oportunidade de levar a tradição Kariri como patrimônio cultural em redes de ensino.

Kariri Xocó 2

O que é o Toré?

“Os Kariri-Xocó é um Povo Indígena de Cultura Musical, tendo no Toré sua representatividade maior. O Toré é um conjunto de cantos e danças indígenas que expressa os acontecimentos históricos, culturais, apresentando em forma de arte os fenômenos naturais do universo tribal. O canto conectado com a dança, harmonizado no espírito coletivo, praticado na energia nativa, derrama o suor no chão; os movimentos dos braços trazem a chuva refrescante do Inverno. O instrumento musical maracá é tocado de acordo com os batimentos cardíacos do coração, respeitando e seguindo o ritmo da vida. Quem traz o maracá na mão, está com o Planeta Terra em miniatura, simbolizada no coité. Girar este instrumento na mão é movimentar o mundo, trazendo o dia, a noite, faz mudar as estações – Verão, Outono, Primavera e Inverno. Os círculos dos movimentos da dança representam a circunferência da Terra, do sol e da lua, a aldeia, a maloca, o círculo da vida”.

Nhenety Kariri-Xocó.

Horário: das 20hs às 22hs

Entrada: 10 Reais (recurso que será destinado a colaborar com a volta dos índios à tribo e para a compra de sementes para sua agricultura)