São Paulo terá Virada Sustentável nos dias 4 e 5 de Junho!
A Casa Jaya irá participar oferecendo oficinas, exibindo vídeos e
nosso restaurante, o Nectare, estará aberto.
OBS: Apresentaremos o documentário
“Blue Gold: World Water Wars” no domingo às 14 hs.
(Essa informação não está no flyer abaixo, veja os detalhes aqui.)
Confira a nossa programação:
VÍDEOS ECOLÓGICOS
Durante os dois dias do evento serão exibidos 5 documentários relacionados com a temática da sustentabilidade, ecologia e preservação dos recursos com capacidade para 20 pessoas cada sessão.
Home
(EUA, 2009 – 93min)
Documentário com direção de Yann Arthus-Bertrand
SÁBADO – 17hs
Sinopse: Em algumas poucas décadas, a humanidade interferiu no equilíbrio estabelecido no planeta há aproximadamente quatro bilhões de anos de evolução. O preço a pagar é alto, mas é tarde demais para ser pessimista.
A humanidade tem somente dez anos para reverter essa situação, observar atentamente à extensão da destruição das riquezas da Terra e considerar mudanças em seus padrões de consumo. Filmado em 54 países e em 120 locações diferentes.
A Última Hora
(EUA, 2007 – 95min)
Documentário produzido por Leonardo DiCaprio
SÁBADO – 20hs
Sinopse: Causadas pela própria humanidade, enchentes, furacões e uma série de tragédias assolam o planeta cotidianamente.
O documentário mostra como a Terra chegou nesse ponto: de que forma o ecossistema tem sido destruído e, principalmente, o que é possível fazer para reverter este quadro.
Entrevistas com mais de 50 renomados cientistas, pensadores e líderes ajudam a esclarecer estas importantes questões e a indicar as alternativas ainda possíveis.
Blue Gold: World Water Wars
(EUA, 2008 – 90min)
Documentário dirigido por Sam Bozzo
DOMINGO – 14hs
Sinopse: As guerras do futuro não serão por petróleo, mas por água. Quando a mais preciosa — e cada vez mais escassa — fonte de sobrevivência humana entra no mercado e na arena política, corporações gigantescas, investidores privados e governos corruptos estão dispostos a tudo para obter seu controle.
Documentário que mostra situações reais e absurdas criadas pelos que estão no poder visando o controle da água, e também os protestos, processos e revoluções que nascem das populações prejudicadas, lutando por seu direito de sobrevivência.
Civilizações antigas entraram em colapso pela falta de água e pela má administração de seu suprimento. Será que os seres humanos vão sobreviver?
O Mundo Segundo a Monsanto
(FRANÇA, 2010 – 102min)
Documentário dirigido por Marie-Monique Robin
DOMINGO – 17hs
Sinopse: Documentário que aborda a maneira como uma grande empresa consegue enganar a população mundial, através da mídia e da corrupção dos governos, inserindo seus produtos tóxicos no mercado alimentício, colocando a saúde de milhões de pessoas em risco, contaminando o meio-ambiente, provocando a migração do campo para a cidade, concentrando muito poder na mãos de poucos.
Hoje mais de 90% do mercado de sementes transgênicas pertence à Monsanto.
Vários produtos da empresa foram proibidos na Europa e Canadá.
Depois de assisti-lo, você nunca mais comerá um transgênico da mesma forma…
2012: Tempo de Mudança
(BRASIL, 2010 – 85min)
Documentário dirigido por João Amorim
DOMINGO – 20hs
Sinopse: O filme “2012: Tempo de Mudança” apresenta uma visão otimista e alternativa para o apocalítico ano de 2012.
Dirigido por João Amorim, diretor indicado ao Emmy Awards 2010 o filme acompanha o jornalista americano Daniel Pinchbeck, autor do bestseller “2012: The Return of Quetzalcoatl”, em busca de um novo paradigma entre a sabedoria arcaica de culturas tribais e o método científico.
Segundo o povo maia, o ano de 2012 marcaria o nascimento de uma cultura de regeneração do planeta, onde a colaboração substitui a competição, onde a exploração da psiquê e do espírito torna-se o novo conceito da era, substituindo o materialismo estéril que tem conduzido o mundo que todos conhecem hoje.
O documentário mistura animações com depoimentos especialistas de diferentes áreas, que chamam a atenção para a ação do homem sobre seu ambiente. O filme conta ainda com participações de cientistas, antropólogos e artistas engajados em diferentes causas, como a atriz Ellen Page, o músico Sting, o diretor David Lynch e o músico brasileiro Gilberto Gil.
OFICINAS
OFICINA DE COMPOSTAGEM
SÁBADO – 15hs
A oficina terá uma hora e meia de duração e capacidade para 20 pessoas.
A atual geração de 300 mil toneladas de resíduos sólidos por dia no Brasil torna o lixo um problema multifacetado, não apenas ambiental, mas também de saúde pública, territorial e, logo, político.
Neste contexto a responsabilidade civil, adquiri caráter preponderante na solução desta problemática, sendo a compostagem uma alternativa de grande valia para a redução dos impactos socioambientais gerados pelo lixo.
A compostagem doméstica é um sistema onde os resíduos orgânicos são transformados em adubo através de um processo de decomposição controlado.
A oficina abordará aspectos relacionados ao atual modelo produtivo, dando ênfase às problemáticas relacionadas ao lixo. Com caráter prático, irá possibilitar aos participantes compreenderem os princípios da compostagem e produzirem seu próprio sistema, tratando seus resíduos orgânicos de forma simples e eficaz, tendo como produto final um adubo riquíssimo em nutrientes.
OFICINA DE SUCO VIVO
DOMINGO – 10h30
A oficina terá uma hora e meia de duração e capacidade para 20 pessoas.
A escolha de uma boa alimentação garante a saúde e a prevenção de doenças, aumenta a disposição física e psíquica, além de interferir diretamente no aspecto emocional. Para seguirmos este caminho do despertar da intuição alimentar através da apropriação do nosso corpo saudável, é necessário observarmos nossos hábitos, escolhas e direcionar nossa energia para o prazer da simplicidade, redescobrindo o sabor puro dos alimentos, libertando-nos da cozinha convencional e aprendendo a nos sincronizar com o nosso corpo.
A oficina abordará na teoria e prática o conceito da alimentação crudivorista (alimentação a base de alimentos crus). A ênfase será na produção de sucos vivos, aprendendo ao final da oficina a produzir sua própria bebida.
OFICINA DE HORTA URBANA
DOMINGO – 15hs
A oficina terá uma hora e meia de duração e capacidade para 20 pessoas.
Nos últimos anos, a qualidade de vida nas grandes cidades tem decaído significativamente. Dentre as inúmeras causas deste diagnóstico está o baixo contingente de plantas, e o uso indiscriminado de medicamentos. Como benefícios dos jardins urbanos temos a produção local de temperos, medicinas naturais e recursos alimentícios; aumento de área permeáveis e umidade relativa do ar, regulação climática e abrigo à fauna local; redução e amortecimento de ruídos e benefícios estéticos e psico-sociais.
Na oficina prática o participante irá entrar em contato com técnicas de plantio e manejo de hortaliças, plantas medicinais e aromáticas, construindo uma horta de baixíssimo custo a partir de caixas de feira e palha.
RESTAURANTE LANCHONETE NECTARE
SÁBADO
Almoço das 12hs às 15h30
Lanchonete das 11hs às 21h30
DOMINGO
Lanchonete das 11hs às 21h30
A lanchonete oferecerá uma grande variedade de Salgados integrais assados, Sanduiches Naturais, o delicioso Vegburguer, Vegdog, deliciosos Doces Veganos e Açaí na Tigela, além de uma grande variedade de combinações criativas de Sucos Naturais. A Lanchonete funcionará sabado e domingo das 11hs às 21h30.
O almoço é composto por um variado buffet de saladas orgânicas e duas opções de pratos quentes preparados com ingredientes integrais e de origem vegetal (Vegano). O almoço será servido das 12hs às 15h30 excepcionalmente no Sábado.
Confira a programação completa no site www.viradasustentavel.com