São Paulo terá Virada Sustentável nos dias 4 e 5 de Junho!

A Casa Jaya irá participar oferecendo oficinas, exibindo vídeos e
nosso restaurante, o Nectare, estará aberto. 

OBS: Apresentaremos o documentário 
“Blue Gold: World Water Wars” no domingo às 14 hs.
(Essa informação não está no flyer abaixo, veja os detalhes aqui.) 

Virada Sustentável

Confira a nossa programação:

 

VÍDEOS ECOLÓGICOS

Durante os dois dias do evento serão exibidos 5 documentários relacionados com a temática da sustentabilidade, ecologia e preservação dos recursos com capacidade para 20 pessoas cada sessão.

 

Home
(EUA, 2009 – 93min)
Documentário com direção de Yann Arthus-Bertrand
SÁBADO – 17hs 

HomeSinopse: Em algumas poucas décadas, a humanidade interferiu no equilíbrio estabelecido no planeta há aproximadamente quatro bilhões de anos de evolução. O preço a pagar é alto, mas é tarde demais para ser pessimista.

A humanidade tem somente dez anos para reverter essa situação, observar atentamente à extensão da destruição das riquezas da Terra e considerar mudanças em seus padrões de consumo. Filmado em 54 países e em 120 locações diferentes.

 

 

 

A Última Hora
(EUA, 2007 – 95min)
Documentário produzido por Leonardo DiCaprio
SÁBADO – 20hs  

A Última Hora

Sinopse: Causadas pela própria humanidade, enchentes, furacões e uma série de tragédias assolam o planeta cotidianamente.

O documentário mostra como a Terra chegou nesse ponto: de que forma o ecossistema tem sido destruído e, principalmente, o que é possível fazer para reverter este quadro.

Entrevistas com mais de 50 renomados cientistas, pensadores e líderes ajudam a esclarecer estas importantes questões e a indicar as alternativas ainda possíveis.

 

 

Blue Gold: World Water Wars
(EUA, 2008 – 90min)
Documentário dirigido por Sam Bozzo
DOMINGO – 14hs

Blue Gold: World Water WarsSinopse: As guerras do futuro não serão por petróleo, mas por água. Quando a mais preciosa — e cada vez mais escassa — fonte de sobrevivência humana entra no mercado e na arena política, corporações gigantescas, investidores privados e governos corruptos estão dispostos a tudo para obter seu controle.

Documentário que mostra situações reais e absurdas criadas pelos que estão no poder visando o controle da água, e também os protestos, processos e revoluções que nascem das populações prejudicadas, lutando por seu direito de sobrevivência.

Civilizações antigas entraram em colapso pela falta de água e pela má administração de seu suprimento. Será que os seres humanos vão sobreviver?

 

O Mundo Segundo a Monsanto
(FRANÇA, 2010 – 102min)
Documentário dirigido por Marie-Monique Robin
DOMINGO – 17hs 

O Mundo Segundo a MonsantoSinopse: Documentário que aborda a maneira como uma grande empresa consegue enganar a população mundial, através da mídia e da corrupção dos governos, inserindo seus produtos tóxicos no mercado alimentício, colocando a saúde de milhões de pessoas em risco, contaminando o meio-ambiente, provocando a migração do campo para a cidade, concentrando muito poder na mãos de poucos.

Hoje mais de 90% do mercado de sementes transgênicas pertence à Monsanto.

Vários produtos da empresa foram proibidos na Europa e Canadá.

Depois de assisti-lo, você nunca mais comerá um transgênico da mesma forma…

 

2012: Tempo de Mudança
(BRASIL, 2010 – 85min)
Documentário dirigido por João Amorim
DOMINGO – 20hs

2012 - Tempo de MudançaSinopse: O filme “2012: Tempo de Mudança” apresenta uma visão otimista e alternativa para o apocalítico ano de 2012.

Dirigido por João Amorim, diretor indicado ao Emmy Awards 2010 o filme acompanha o jornalista americano Daniel Pinchbeck, autor do bestseller “2012: The Return of Quetzalcoatl”, em busca de um novo paradigma entre a sabedoria arcaica de culturas tribais e o método científico.

Segundo o povo maia, o ano de 2012 marcaria o nascimento de uma cultura de regeneração do planeta, onde a colaboração substitui a competição, onde a exploração da psiquê e do espírito torna-se o novo conceito da era, substituindo o materialismo estéril que tem conduzido o mundo que todos conhecem hoje.

O documentário mistura animações com depoimentos especialistas de diferentes áreas, que chamam a atenção para a ação do homem sobre seu ambiente. O filme conta ainda com participações de cientistas, antropólogos e artistas engajados em diferentes causas, como a atriz Ellen Page, o músico Sting, o diretor David Lynch e o músico brasileiro Gilberto Gil.

 

 

OFICINAS

OFICINA DE COMPOSTAGEM
SÁBADO – 15hs

A oficina terá uma hora e meia de duração e capacidade para 20 pessoas.

Compostagem DomésticaA atual geração de 300 mil toneladas de resíduos sólidos por dia no Brasil torna o lixo um problema multifacetado, não apenas ambiental, mas também de saúde pública, territorial e, logo, político.

Neste contexto a responsabilidade civil, adquiri caráter preponderante na solução desta problemática, sendo a compostagem uma alternativa de grande valia para a redução dos impactos socioambientais gerados pelo lixo.

A compostagem doméstica é um sistema onde os resíduos orgânicos são transformados em adubo através de um processo de decomposição controlado.

A oficina abordará aspectos relacionados ao atual modelo produtivo, dando ênfase às problemáticas relacionadas ao lixo. Com caráter prático, irá possibilitar aos participantes compreenderem os princípios da compostagem e produzirem seu próprio sistema, tratando seus resíduos orgânicos de forma simples e eficaz, tendo como produto final um adubo riquíssimo em nutrientes.

 

OFICINA DE SUCO VIVO
DOMINGO – 10h30

A oficina terá uma hora e meia de duração e capacidade para 20 pessoas.

Suco VivoA escolha de uma boa alimentação garante a saúde e a prevenção de doenças, aumenta a disposição física e psíquica, além de interferir diretamente no aspecto emocional. Para seguirmos este caminho do despertar da intuição alimentar através da apropriação do nosso corpo saudável, é necessário observarmos nossos hábitos, escolhas e direcionar nossa energia para o prazer da simplicidade, redescobrindo o sabor puro dos alimentos, libertando-nos da cozinha convencional e aprendendo a nos sincronizar com o nosso corpo.

A oficina abordará na teoria e prática o conceito da alimentação crudivorista (alimentação a base de alimentos crus). A ênfase será na produção de sucos vivos, aprendendo ao final da oficina a produzir sua própria bebida.

 

OFICINA DE HORTA URBANA
DOMINGO – 15hs

A oficina terá uma hora e meia de duração e capacidade para 20 pessoas.

Horta UrbanaNos últimos anos, a qualidade de vida nas grandes cidades tem decaído significativamente. Dentre as inúmeras causas deste diagnóstico está o baixo contingente de plantas, e o uso indiscriminado de medicamentos. Como benefícios dos jardins urbanos temos a produção local de temperos, medicinas naturais e recursos alimentícios; aumento de área permeáveis e umidade relativa do ar, regulação climática e abrigo à fauna local; redução e amortecimento de ruídos e benefícios estéticos e psico-sociais.

Na oficina prática o participante irá entrar em contato com técnicas de plantio e manejo de hortaliças, plantas medicinais e aromáticas, construindo uma horta de baixíssimo custo a partir de caixas de feira e palha.

 

 

RESTAURANTE LANCHONETE NECTARE

 

SÁBADO
Almoço das 12hs às 15h30
Lanchonete das 11hs às 21h30


DOMINGO
Lanchonete das 11hs às 21h30

 
NectareA lanchonete oferecerá uma grande variedade de Salgados integrais assados, Sanduiches Naturais, o delicioso Vegburguer, Vegdog, deliciosos Doces Veganos e Açaí na Tigela, além de uma grande variedade de combinações criativas de Sucos Naturais. A Lanchonete funcionará sabado e domingo das 11hs às 21h30.

O almoço é composto por um variado buffet de saladas orgânicas e duas opções de pratos quentes preparados com ingredientes integrais e de origem vegetal (Vegano). O almoço será servido das 12hs às 15h30 excepcionalmente no Sábado.

 

 

Confira a programação completa no site www.viradasustentavel.com