Alcachofra e o Fígado

Alcachofra e o Fígado

Alcachofra e o Fígado

O fígado é um órgão muito importante no corpo, relacionado a centenas de funções metabólicas. Com a dieta atual da maioria das pessoas, o fígado não anda muito bem. Consumir alcachofra pode ser uma excelente opção pra beneficiar o fígado.

Algumas propriedades da Alcachofra:

  • Considerada há séculos como tônico do fígado, a alcachofra auxilia o corpo a se livrar de toxinas e melhora algumas funções do fígado;
  • Ancestralmente recomendada para melhorar o sistema gastrointestinal;
  • Rica em fibras e baixa em calorias;
  • Previne pedras na vesícula;
  • Estimula o fluxo de bile, ajudando a recuperação de ressacas (do consumo de álcool);
  • Ajuda a resolver problemas de retenção de líquidos;
  • Também é utilizada para baixar o colesterol, a hipertensão e controlar os níveis de açúcar no sangue;
  • Nutritiva: contém ácido fólico, vitamina C, vitaminas do complexo B, vitamina K, minerais (Potássio, Cobre e Ferro) e antioxidantes.

OBS: Quem tem problemas de obstrução do canal biliar ou pedras na vesícula deve primeiro consultar o médico antes de consumir alcachofra. A alcachofra costuma ser extremamente segura se consumida como alimento.

Como preparar?

Escolhendo: prefira as alcachofras mais fechadas e que sejam mais pesadas em proporção ao tamanho.

Corte o talo, deixando uma parte (é comestível e saboroso), retire as folhas mais afastadas do bulbo e opcionalmente corte a ponta do bulbo. Coloque numa panela de vapor por mais ou menos 30 min. Dependendo do tamanho da alcachofra leva mais ou menos tempo. Para testar se está pronta basta puxar uma pétala e ver se solta com facilidade, bem como usar uma faca pra perfurar o centro, a faca deve entrar com facilidade.

Sirva ainda quente puxando as pétalas e comendo o pedacinho do miolo. Neste ponto você pode querer usar algum molho junto (ex. azeite, alho picadinho e sal). Depois de comer as pétalas retire completamente os pelinhos do miolo e coma o coração e parte do talo.

Bom Apetite e Saúde.

 

Qual a tua opinião sobre este artigo? Gostaria de nos contar alguma prática sua que dá resultados? Escreva nos comentários.

Grande Abraço,

Paulo e Equipe Manual Humano

 

Gostou? Curta a página do Manual Humano no Facebook e compartilhe com seus amigos.

Paulo Yamaçake: Graduado como Mind Body Practitioner pela MBS Academy (Alemanha), pós-graduando também na MBS Academy. Trabalha realizando cursos e workshops no Brasil e no mundo na área da Saúde Radiante, Alimentação Viva, Desintoxicação, Vitalidade, Rejuvenescimento e a Conexão Corpo-Mente (Método Feldenkrais). Foi parte da equipe do Tree of Life Rejuvenation Center (EUA), dirigido pelo Dr. Gabriel Cousens. Hoje é o diretor do site Manual Humano. Saiba mais sobre Paulo no site www.manualhumano.com.br