Cerimônias Yawanawá

Cerimônias Yawanawá

É com imensa alegria que recebemos aqui em São Paulo uma comitiva Yawanawá (Acre) coordenada pela líder espiritual Hushahu Yawanawa, com apoio de seu companheiro Txana e comitiva das jovens yawanawá, trazendo uma grande força da floresta para compartilhar os cantos e saberes espirituais de seu povo.

Hushahu Yawanawa, uma das primeiras mulheres a ser iniciada nos processos de aprendizado do xamanismo yawanawá através do seu pai Raimundo Tuinkuru e Tata, tem 15 anos de experiência e estudo no universo das medicinas ancestrais do seu povo e estará dividindo um pouco do conhecimento da floresta através dos cantos e as historias dos antigos.

 

Nossa programação conta com duas atividades:

RODA DE CANTOS YAWANAWÁ
Data: 17 de Abril de 2015 – Sexta-feira
Local: Casa Jaya – Rua Capote Valente, 305
Horário: Das 19 às 22hs
Contribuição: R$30

Vamos compartilhar cantos e danças do povo Yawanawá, conhecendo também algumas de suas histórias, e um pouco da história de vida da líder espiritual Hushahu Yawanawá.

 

CERIMONIA YAWANAWÁ COM UNI (AYAHUASCA)

Data: 18 de Abril de 2015 – Sábado
Local: Sítio Bem Viver – Araçoiaba da Serra, SP

A cerimônia será conduzida por Hushahu, com apoio de seu companheiro Txana, e comitiva das jovens yawanawá

Nos vamos ter oportunidade de aprofundar nos conhecimentos espirituais yawanawá consagrando as medicinas Uni (ayahuasca) e rapé e compartilhando cantos, danças e histórias deste povo.

PARA MAIS INFORMAÇÕES: inscricaoyawanawa@gmail.com
(11) 9943997198 / (11) 995860027 / (11) 969367198

 

Um pouco mais sobre a história de Hushahu Yawanawá:

As primeiras mulheres yawanawá que passaram pela formação para tornarem-se pajés:

Hushahu e sua irmã Putani,são conhecidas entre os Yawanawá como as primeiras mulheres que passaram
pela formação para tornarem-se pajés, no ano de 2005, processo que até então só era permitido para homens.

O povo Yawanawa sempre foi conhecido por ser um povo guerreiro e pelos seus grandes pajés.
Depois da colonização, da chegada dos patrões seringalistas e a evangelização dos missionários a cultura e a espiritualidade ficou enfraquecida mas não se perdeu, ficou viva e forte nas mãos dos pajés Tata e Yawarani
que sobreviveram todas essas mudanças na história contemporânea.

Hushahu e sua irmã perceberam que Tata e Yawarani já estavam anciãos (mais de 90 anos), e partindo para o mundo espiritual levariam com eles todo o conhecimento tradicional milenar, espiritual de nosso povo.
Vendo que nenhum homem que em sua tradição tinha a permissão de se formar como pajé, não tinham coragem e tão pouco iniciativa para poder aprender e dar seguimento a espiritualidade que estava em risco de perda. Foi essa a principal motivação de Hushahu para dedicar sua vida a aprender sua espiritualidade e conhecimento tradicional.

No começo essa iniciativa delas foi rejeitada e repudiada por algumas lideranças da aldeia, eles acharam que elas
por serem mulheres não tinham direito a esse conhecimento sagrado e que não eram fortes o suficiente para fazer uma dieta tão rígida. Isto significou para eles quebrar uma tradição dentro da tradição.

Mas os velhos pajés falaram que coisas do espírito não tem nada a ver com o gênero ou sexo, pois são conhecimentos espirituais que recebem diretamente do espírito para as pessoas. E foram eles que encorajaram para fazer a iniciação de Hushahu e sua irmã como pajés.

Depois de um ano de dieta rígida, as duas passaram a ser respeitadas enquanto lideranças espirituais em suas comunidades, e abriram caminho para outras mulheres Yawanawá, como suas filhas, irmãs e sobrinhas, entrarem no estudo e na formação para se tornarem pajés.
(Fonte do texto: Catálogo Prêmio Culturas Indígenas 2007)