Circuito de Improvisação Livre
Data: 14 de Agosto de 2015
Horário: A partir das 20hs

O Circuito de Improvisação Livre é uma organização com foco na difusão da arte da improvisação livre, através de apresentações públicas, promovendo espaços para reflexão, produção e publicação de conteúdo em mídias físicas e sítios da internet. Este Circuito tem trabalhado em ações que viabilizam séries mensais de concertos em espaços distintos de São Paulo, além de promover encontros para a realização de discussões e reflexões sobre criação, improvisação, experimentação em música e no seu diálogo com outras linguagens.

O Circuito de Improvisação Livre teve início em Março de 2012, após um convite que reuniu músicos improvisadores em eventos em Holanda, em Amsterdam e Groninger. Estes artistas voltaram ao Brasil decididos a criar uma série continua de apresentações que viriam à expandir a prática da música improvisada enquanto forma de juntar, em um mesmo ambiente, músicos profissionais e amadores, artistas, pesquisadores, entusiastas, apreciadores e outros interessados na arte em questão.

Circuito de Improvisação Livre

Desde então este Circuito já contou com a presença de mais de 140 artistas, sendo que destes, mais de 50 são estrangeiros. Já foram realizadas mais de 160 apresentações abertas ao público, em São Paulo e no ABC Paulista, em espaços diversos como bares, cafés, galerias de arte, centros culturais, tais como: Coletivo Galeria, Matilha Cultural, Serralheria, Trackers, oGangorra/LasMagrelas, Galeria Loly Demercian, Condomínio Cultural, Centro Cultural São Paulo, Centro Cultural Cidadão do Mundo, Puxadinho da Praça, Gambalaia Espaço das Artes, Tendal da Lapa, Intermeios Casa de Artes e Livros, Hotel Tees, Garoa Hostel, Nômade in Arte e Hostel, Red Light Duplex, Espaço Walden, Espaço Mão Cheia, Pousada das Praias – São Sebastião, Casa da Palavra.

Dentre as ações de maior destaque realizadas pelo circuito de improvisação livre, estão:

Vivências Coletivas em Improvisação Livre
Série de encontros abertos ao público afim de experimentar e refletir em conjunto sobre a prática da improvisação.
Realizado de Setembro a Dezembro de 2014.
Centro Cultural São Paulo, CCSP, SP

Participação na Mobile Radio BSP da 30ª Bienal de São Paulo
Pavilhao da Bienal, Ibirapuera, SP

I Encontro de Música e Psicanálise e II Encontro de música e Psicanálise: o (in)consciente na performance musical
Casa da Palavra – Santo André, SP

Improvisação Livre: resistências e potências em circuito
Texto para a Revista Sobre Cultura Eletroacustica LINDA NME.
Editora Medita. Nov.2014
Autores: Thiago Salas e Luiz Galvão.

Álbum – Circuito de Improvisação Livre
CD gravado ao vivo na Serralheria, 2012. Com: Nora Mulder (NL), Anne La Berge (EUA); Wilbert De Jood (NL) Thiago Salas (BR), Marcio Gibson (BR), Celio Barros (BR). 56 min. PMC Records.
Gravação e Mixagem: Célio Barros, PMC Records