GreenBuilding Council Brasil é uma ONG focada na Construção Sustentável.

Acontece nos dias 11, 12 e 13 de Setembro, no espaço do Expo Transamérica em São Paulo, o evento mais aguardado do ano no mundo da Sustentabilidade. Em sua terceira edição, o GreenBuilding Brasil 2012 se consolida como a principal reunião anual dedicada ao desenvolvimento da construção sustentável no país. A Conferência Internacional, que segue o exemplo de grandes feiras já existentes nos Estados Unidos, Canadá e Reino Unido, contará desta vez com uma feira em que mais de 90 expositores mostrarão pela primeira vez de forma coletiva seus produtos e novidades relacionados à construção sustentável.

No ano passado, o GreenBuilding recebeu em dois dias consecutivos de Conferência mais de 1000 visitantes, um público altamente qualificado que incluiu expositores, palestrantes, arquitetos, engenheiros, consultores e especialistas. Empresas e nomes consagrados das ciências mundiais conduziram as discussões sobre as melhores práticas e tendências para o setor de construções sustentáveis. Contando com a presença de seu fundador e presidente Rick Fredizzi, o evento destacou a importância do esforço por parte do governo brasileiro de tornar a Copa do Mundo e as Olimpíadas ‘Eventos Verdes’.

Uma das palestras mais aguardadas de 2011 foi a do arquiteto e consultor Glenn D. Hughes, que desenvolveu o projeto aplicado pelo jornal The New York Times em que o aproveitamento otimizado da luz natural no prédio reduziu em 70% os custos com eletricidade e aumentou em mais de 5% a produtividade dos funcionários no ambiente de trabalho. Outra presença internacional de destaque foi o professor Hashem Akbari da Universidade de Concórdia, em Montreal. Akbari, que ganhou o Prêmio Nobel da Paz em 2007 por seus estudos sobre Mudanças Climáticas, na ocasião do GreenBuilding Brasil 2011 demonstrou a eficácia da aplicação de telhados frios e de tons de cores mais claros na cidade para a redução da formação de ilhas de calor humano nas metrópoles.

O Brasil possui potencial para uma vasta gama de projetos eco-eficientes e tudo indica que o número de empreendimentos sustentáveis deva deslanchar nos próximos anos por aqui. “Temos condições mais que propícias para resolver problemas de escassez de matrizes energéticas. Sustentabilidade não é uma coisa de agora e hoje as questões são outras: é preciso unir investimento com conhecimento”, diz o arquiteto experiente Siegbert Zanettini, que palestrou também na GreenBuilding 2011.

Neste ano de 2012, em um novo formato e com um novo ânimo, o GreenBuilding Brasil trará informações sobre a capacitação de profissionais dos vários elos do setor, as melhores práticas e tecnologias, os melhores materiais, processos e procedimentos operacionais atualmente em uso ao redor do mundo, além da disseminação das Certificações ‘LEED’, que atestam a validade dos negócios verdes.

O evento atua de forma pró-ativa junto a organizações governamentais e privadas que possam apoiar na grande Missão da Sustentabilidade. De 11 a 13 de Setembro, no Expo Transamérica, a GreenBuilding Brasil promete integrar profundamente as empresas brasileiras que buscam um mundo mais verde.

Saiba mais no site oficial da ONG GreenBuilding Brasil, clicando aqui.

Produção: Central de Notícias Casa Jaya

Dúvidas ou Sugestões: noticias@casajaya.com.br