Então você decidiu ser vegetariano ou tornar-se um vegan. Mas e agora? Se você está tentando descobrir qual seria o próximo passo, estas rápidas dicas certamente irão ajudar em sua transição para se tornar um vegetariano. 

Comece ouvindo aqueles com experiência no assunto. Dezenas de pessoas, família, amigos ou colegas em torno de você, já são vegetarianos, e todos eles certamente tem suas razões e histórias para compartilhar.

Transformar e Adaptar – A idéia inicial é transformar pratos que você já conhece e gosta. Por exemplo, preparar almôndegas vegetarianas para sua receita de espaguete favorito. As possibilidades são muitas para adaptar aquilo que já comemos. Mas se você quer se tornar mesmo um vegetariano, você certamente vai querer explorar novos alimentos.

Estudar e Explorar – O resultado de se pesquisar a fundo os benefícios dos vegetais, é que nossa dieta passa a ser muito mais variada. Mais do que simplesmente fazer a troca pelo leite de soja ou hambúrgueres vegetarianos, tente navegar por mercados mais naturais e orgânicos, priorizando escolhas saudáveis e fortalecendo os pequenos comércios da sua região.

Experimente Outra Vez – Se você não gostou de um determinado alimento pela primeira vez, tente novamente mais tarde, preparando-o de formas diferentes, ou usando diferentes temperos. Lembre-se, também, que faz parte do processo nos reeducarmos, de maneira a apreciar o alimento com menos temperos, sentindo a sutileza dos sabores mais leves e naturais.

Dê Tempo ao Tempo – Se por alguma circunstância você não soube resistir aquele clássico churrasco, isto não significa que precise jogar a toalha. Basta tomar um fôlego, conversar consigo mesmo e buscar a vontade de fazer melhor na próxima refeição. Outra idéia é permitir-se um dia da semana ou do mês para abrir uma ou outra exceção. Se você está encontrando dificuldades para manter uma dieta vegetariana, dar-se uma pausa no curto prazo, poderá ajudá-lo a ser vegetariano no longo prazo.

Seja Paciente – Todos somos realmente diferentes, biológica e psicologicamente, mas existe uma certeza geral de que com o tempo, os antigos desejos alimentares irão diminuir. Lembrar-se sempre de seus objetivos e motivos para se tornar vegetariano ou vegan ajuda quando você é tentado a cometer um deslize.

Aprender, Ler e Conversar – Aprender e ler o máximo possível sobre a saúde dos vegetarianos e seus alimentos. Conhecimento é poder! Se você conhece outros vegetarianos ou vegans, peça a eles por suas dicas e conselhos. Todos terão algo diferente para compartilhar sobre a experiência de se tornar vegetariano, e mais que isso, boa parte deles estarão mais que dispostos a ajuda-lo em seu processo.

Da Teoria à Prática – Procure em sua livraria local por algum livro de receitas vegetariano que seja grande e completo. Um que englobe mais do que seus pratos favoritos pessoais, busque algo que possua uma variedade de receitas simples o bastante para serem usadas no cotidiano. Experimente também novos restaurantes vegan da sua cidade, ou aqueles que criaram opções vegetarianos, apoiando assim os estabelecimentos conscientes.

Enfim, certifique-se de substituir a proteína animal com alimentos saudáveis e uma dieta bastante equilibrada. Se você não está comendo nada além de batatas fritas, sua saúde será prejudicada do mesmo jeito. Experimente comer uma variedade de cereais integrais, legumes e proteínas vegetais, como tofu e castanhas, para uma nutrição mais completa e harmonizada com a natureza.

Produção: Central de Notícias Casa Jaya

Fonte: Vegetarian Food Online

Contato: noticias@casajaya.com.br