Constelações Oníricas – Sonhos e o corpo
Trabalho que tem como objetivo desenvolver no individuo uma consciência ativa da autonomia que lhe é necessária para organizar e reorganizar a Si mesmo como totalidade criando os recursos desejam para exercer-se expressar-se no mundo.
O Corpo inteiro projeta-se como uma possibilidade inerente ao individuo desde que ele se disponha a dialogar interagir com sua complexidade disponibilizando-se a reconhecer suas demandas profundas e verdadeiras de Ser Humano.
A metodologia é fruto de busca e experiencia. Pesquisa e prática. O pilar central é ter olhos, presentes neste Corpo como instrumento de nossa voz interior como agente do poder inerente ao Ser que cada um É.
Toda a experiencia de Ser o que se é, ou que busca experimentar –se, tem como território de seu trabalho este laboratório vivo em constante barganha com a vida, com o plano das ideias: o Corpo.
Ouvir e interagir com ele, trafegar na via da imagem de Si e a Pratica de ser como e quem se É.
Dar raízes sadias ao Sonho do Ser.
Adentrar a terra transitória e temporal de nossa Presenta no mundo.
O sonho é Ver, prescrutar, tatear e tantas vezes no escuro.
A realidade é praticar, testar, criar ajustes, é de algum modo decisivo .
Acordar é viver a vida clara, a luz do dia em alegre e possante. Ato de criar.
Método é então praticar o dialogo neste tráfego entre ver-se e experimentar-se acolhendo-se como matéria moldável, plástica, capaz de receber intervenções favoráveis a construção aquisição. Formação deste Corpo inteiro.
Método é o que acontece a todo momento, sob observação, neste processo de aprendizagem com atualizações constantes.
Bases do trabalho ou meu processo formativo: Inspiração, Pesquisa e Prática
1- base formativa da construção de minha realidade, princípios educativos elementares:
Cresci e fui educada de acordo com a cultura mineira interiorana do sertão. Simples:
A vida se sustenta pelo trabalho, pelas relações e por princípios éticos.
O trabalho é bom, a vida é benção, as relações são meios de trocas operantes, os princípios são guardiões da honra e da dignidade. Auto preservação se mantem com valores.
2-Bases espirituais principias –
A tradicional educação crista, seguida por uma escolha pessoal que toma o trabalho, a obra e vida de Sri Aurobindo como guiança.
Segundo Sri Aurobindo” a vida toda é um yôga da natureza” e a sadhana (praticas pessoais) é uma escolha pessoal de participar neste yoga.
Yoga é autoeducação, é consistente interatividade com os poderes da vida em nós, é co-ligação com as forças que geram vida e formas.
3- Bases intelectuais principias
O trabalho e a obra de Carl Gustav JUNG, aceito como um trabalho em progresso, não terminado.Em prática, em processo.
O trabalho de Stanley Keleman, a Psicologia Formativa Somática- uma abordagem atual, funcional,abrangente
4- Bases criativas
Em primeira instancia meu aprendizado com Rolf Gelewski, professor de dança na UFBA (universidade federal da Bahia) e também na CASA Sri Aurobindo- Salvador Bahia.Esta foi minha iniciação as artes, de uma maneira imperiosa na aquisição de Corpo e criação de relações de intimidade e compromisso com o Corpo. Um trabalho de disciplina, educação, profundo, consistente.
TODA A ARTE, a musica, dança, pintura,cinema,teatro,literatura- WEB ARTE, MULTIMÍDIA ARTE, esta linguagem universal que fala constantemente do processo de Ser Humano no tempo em que se vive, antes e até depois.
Trabalhar como terapeuta a partir destas bases e com o FOCO formativo, é antes de tudo um trabalho interativo, construtivo em direção a criação e sustentação da relação do individuo consigo mesmo, tendo como objetivo a aquisição de repertórios para manejar seus processos de maturidade e desenvolvimento, baseados nesta parceria operante consigo, no processo de Ser Inteiro, consciente de suas habilidades para estar neste mundo, SENDO, AGINDO E PARTICIPANDO.
Práticas e Atividades: auto educativas, formativas e geradoras de repertórios e consciente Atividade Humana:
- Manejos Corporais – técnicas, exercícios que proporcionam um conhecimento básico do Corpo de cada um, de sua estrutura, habilidade e modo de funcionar e expressar-se.Usamos exercícios ,musica, distintas maneiras de colocar em foco, o Corpo que pode ser mais consciente, funcional,expressivo.
- Matéria Onírica. Usamos a linguagem imagética dos sonhos para desenvolver uma audição e visão presentes e atuais de nossa vida interior.Para desenvolver este trabalho de acolher os sonhos ,praticamos a metodologia Somática e Junguiana. Tendo sempre em vista o que se faz presente mundo dentro no diálogo com mundo fora.Grupos.
- Atendimento Individual –foco preciso no processo individual usando os mesmos recursos.
“Ele canta para mim e chama MEU NOME
De algum lugar no alto, de lá do alto
De algum lugar AQUI, aqui das profundezas de meu Coração”
O CORPO é o mediador desta luz, tornando-a audível e visível, capaz de restabelecer um centro e uma força em nossa vida, história, momento.
A clara luz que atravessa nossa noite escura, oferece visão e alcance para uma ação eficaz AQUI e AGORA, do outro lado do sonho.
ADRIANA S. FERREIRA:
Analista Junguiana, filiada ao IPAC – Instituto de Psicologia Junguiana de Campinas. Estudou com Stanley Keleman no Centre for Energetic Studies em Berkley, Califonia, USA.
Mestre em Artes Visuais – UNICAMP, SP
Doutoranda em Multimeios – UNICAMP, SP
Criou e desenvolve o projeto CORPO INTEIRO, UMA CONQUISTA, desde 1990 como parte integrante de sua atividade clínica em psicologia.
Fundadora do ANAHATA, Centro para Saúde e Educação Integral do Ser Humano.
INFORMAÇÕES:
DATA: 07/12/2019
HORÁRIO: 09:00 às 17:00
VALOR: R$ 790,00
COMPRE SEU INGRESSO AQUI ou diretamente na recepção da Casa Jaya (somente em dinheiro).
INFORMAÇÕES: sonhoscorpus@gmail.com