Curso: Círculos de Paz e Transformação de Conflitos

Curso: Círculos de Paz e Transformação de Conflitos

Data: De 21 a 24 de Abril de 2016
Inscrições: processoscirculares.wix.com/cursos

O Círculo de Construção de Paz é um processo simples e estruturado para organizar a comunicação em grupos que desejam prevenir e transcender os conflitos, tomar decisões de forma eficiente, mas, acima de tudo, é um espaço seguro para construir relacionamentos com qualidade e saudáveis. No círculo é possível atender os sentimentos e as necessidades de todos.

Tem como essência propósitos, princípios e valores das práticas restaurativas e da cultura da paz, pode ser utilizado nos mais variados espaços de convivência social. Incentiva crianças, adolescentes, jovens e adultos a se conectar entre si, melhorar a comunicação e transformar conflitos em ações criativas e positivas.

Sua estrutura cria um espaço intencional que possibilita liberdade para: expressar a verdade pessoal, estar inteiro e presente no processo, ter recursos necessários para revelar as aspirações individuais mais profundas, conseguir reconhecer erros e medos, liberar as defesas e máscaras, potencializar e trazer para a vivência os valores mais fundamentais, evocar a sabedoria individual e coletiva, reconhecer e acessar dons e potenciais criativos, envolver os participantes em todos os aspectos da experiência humana – mental, física, emocional e espiritual por meio da construção de significados e pertencimento.

 

PRESSUPOSTOS CENTRAIS norteadores dos Processos Circulares:

  1. Dentro de cada um de nós está o verdadeiro eu: bom, sábio e poderoso;
  2. O mundo está profundamente interconectado;
  3. Todos os seres humanos têm um profundo desejo de estarem em bons relacionamentos;
  4. Todos os seres humanos têm dons, cada um é necessário pelo dom que traz;
  5. Tudo de que precisamos para fazer mudanças positivas já está aqui…
  6. Seres humanos são holísticos;
  7. Nós precisamos de práticas para criar hábitos de viver a partir do eu verdadeiro.

(No Coração da Esperança: guia de prática processos circulares: o uso de círculos de construção de paz para desenvolver inteligencia emocional e construir relacionamentos saudáveis. Carolyn Boyes-Watson, Kay Pranis.)