Curso de Ator Performer

 

“O processo criativo do ator em uma abordagem corporal e autoral, para identificar e
potencializar o que cada um tem de mais expressivo e único” 

Serão abordados:

• Treinamento intensivo de técnicas corporais (Mímica e Teatro Fisico) como forma de ampliar, limpar e organizar o movimento de cada ator, incluindo a voz e a palavra;

• Desconstrução de gestos cotidianos e padrões fixos de movimento, para afirmar gestos expressivos e autênticos;

• Treinamento do corpo emocional, integrando técnica, vida e uma relação orgânica e autêntica com o público;

• Introdução ao conceito de Dramaturgia para atores-criadores;

• Seleção de textos e/ou criação de textos próprios;

• Dramaturgia do corpo: partituras de ação, coreografias, relação com o espaço;

• Criação de matrizes cênicas pessoais (cenas ou quadros) com origem nos desejos, histórias, inquietações, urgências e necessidades identificados por cada participante, que vai elaborando sua própria dramaturgia: uma Dramaturgia do Desejo.

Este trabalho tem inspiração na Filosofia Contemporânea de Afirmação da Vida, e busca uma aplicação prática de conceitos encontrados em Nietzsche, Spinoza, Bergson e Deleuze, entre outros, provenientes do nosso encontro o filósofo Luiz Fuganti e com a Escola Nômade de Filosofia.

Metodologia:

• Despertar – aquecimento para ativação das energias de movimento do corpo-pensamento.

• Enraizar – estabelecer base de sustentação: o contato com o chão e com a gravidade.

• Expandir – a relação com o espaço e com o grupo. Dilatar o corpo e o espaço que ele ocupa. Os vetores de força e a projeção nas várias direções do espaço. Pensar em movimento.

• Irradiar – Projetar a energia corporal/emocional para o espaço exterior, para o outro, para o mundo, numa expressão poética pessoal e autêntica. Assumir a autoria da expressão.

• Transformar – a partir da afirmação alegre do corpo-pensamento em expressão, entrar em fluxo, afetar e ser afetado, criando relações inéditas e potencializadoras. Em seguida, refletir e analisar os efeitos da expressão, para organizar e lapidar uma dramaturgia integrada, viva e orgânica. .

 

Início: 05 de Setembro
Duração: 3 meses
Datas: Segundas-feiras
Horários: 19h30 às 22h30
Valor: R$ 290,00 mensais
Inscrições: silvana@silvanaabreu.com
Público Alvo: Atores, clowns, bailarinos, performers e estudantes destas áreas, a partir de 15 anos

Mais Informações: www.silvanaabreu.com
 

 

Silvana Abreu: Atriz, Performer, Diretora, Professora e Produtora Teatral

• Tem formação em Mímica Total e Teatro Físico com Luis Louis e foi integrante do Núcleo de Pesquisa e Criação da Mímica Total do Brasil. Participou do “Manifesto da Mímica Total” com a Cia. Luis Louis como atriz, autora e diretora do espetáculo-solo “Risco de Vida”, diretora do premiado “Sintoma”, além de ser co-autora e atuar em “650 Mil Horas”.

• Idealizou e produziu o Projeto Solos do Brasil, coordenado por Denise Stoklos, criando o espetáculo-solo “Micro-Revolução De Um Ser Gritante”, inspirado na obra de Clarice Lispector, que desde de 2003 realiza extensa carreira de apresentações pelo Brasil, América Latina e Europa. Foi reconhecido com entusiasmo pelo público e recebeu vários prêmios.

• Participou por vários anos do Grupo Hur de pesquisa em teatro-dança butoh, coordenado por Flávia Pucci, atuando no espetáculo “A Gênese Segundo Shakespeare”. Trabalhou com Ricardo Karman, Marco Antônio Braz, Gianni Ratto, Antonio Abujamra e Hugo Rodas. Estudou filosofia com Luiz Fuganti. Estudou também com Luiz Carlos Vasconcelos, Cida Moreira e Mariana Muniz.

• Participou de várias montagens teatrais incluindo “Homem ao Mar”, projeto musical integrante do programa oficial dos 500 anos do Brasil onde atuou como atriz convidada e assistente de direção; “Um Deus de Plástico”, espetáculo musical onde atuou como protagonista e produtora; “Viúva, Porém Honesta”, bem sucedida montagem de Nelson Rodrigues, destaque no VI Festival de Teatro de Curitiba. Atuou nos curta-metragens “Lunário” de Francisco Costábille e “Conflito Doméstico” de Renato Pinto. Dirigiu o recital dramático “Jardim Noturno” a partir da obra de Vinícius de Moraes e Claudio Santoro.

• Tem formação em trabalho corporal neo-reichiano com Edmundo Barbosa e Jürgen Christian pelo Instituto Gaia Revida (Brasil) e pelo Skan Institute for Reichian Bodywork (Alemanha).

• Foi contemplada pelo Prêmio Interações Estéticas 2010 da FUNARTE e Ministério da Cultura para realizar projeto junto ao Ponto de Cultura Escola Nômade de Filosofia.

• Como produtora, é responsável pela concepção e realização de projetos como: “Solos do Brasil”, com Denise Stoklos, patrocinado pela Petroquisa; e “Manifesto da Mímica Total I e II” da Cia. Luis Louis, contemplados pelo Prêmio Funarte de Teatro Myriam Muniz e pelo Programa de Fomento ao Teatro de São Paulo.

• Coordena cursos e orienta grupos nas áreas de expressão corporal, performance, mímica, dramaturgia e teatro.