“O lápis aponta para o papel.
Ponto a ser traçado. Traça-se a linha. Delineia-se a forma.
Transforma-se o significado de uma idéia em imagem.
Pratica-se a observação de desenhos nos espaços interno e externo.
Cria-se uma Nova Realidade.”
Todo objeto do olhar possui linhas que delineiam seus limites, massas, cores, tensões, vibrações, e lhe dão significados para nossas percepções. Sejam as linhas da copa de uma árvore alta e frondosa, sejam as linhas dos vértices de um cristal, as linhas imaginárias que unem as estrelas em constelações ou as linhas de uma bela caligrafia.
Toda poética visual pode ser deflagrada no passeio que nossos olhos fazem quando observamos o mundo ao redor, e traduzir este percurso ocular em desenho permite ao homem desvelar as tais relações que se sucedem entre o universo, sua percepção, seu imaginário e sua expressividade.
Data de Início: 20 de Agosto (se atingir o número mínimo de interessados)
Datas e Horários: Sextas-feiras, das 14h30 às 16h30
Duração do Curso: 2 Meses (10 Aulas, 25 Horas)
Valor: R$ 20,00 por Aula (Materiais não inclusos)
Vagas: 10
Facilitador: Vinícius Curva de Vento
O objetivo do curso é o desenvolvimento do desenho através da compreensão dos percursos realizados pelos olhos quando observam as formas no espaço, levantando reflexões sobre a Luz, a linearidade, o volume, a imparcialidade e o movimento enquanto elementos visuais e plásticos.
1ª Etapa
Desenhos de observação, desenhos cegos e de criação própria, para ajudar a definir e revelar o estilo próprio de cada desenhista.
2ª Etapa
Desenhos coletivos, uma vez que a realidade que visualizamos está se compondo e recompondo, a todo momento, pela ação do coletivo que nela habita.
Durante o curso serão feitas leituras de documentos deixados por grandes nomes da história da arte, verdadeiras preciosidades no que se refere à compreensão dos processos criativos.
Facilitador: Vinícius Curva de Vento é artista plástico e professor de artes especializado em desenho. Licenciado em Educação Artística pela Faculdade Mozarteum de São Paulo, estudou também no Museu de Arte Contemporânea da USP no curso de Exercícios do Olhar, ministrado pela Prof. Carmen S. G. Aranha , Curso de Xilogravura para Arte Educadores no Instituto Tomie Ohtake, frequentou o Ateliê L’Osservatorio Figurale, no estudo da figura humana, e estudou Filosofia da Arte no Ateliê do Centro. Ministrou aulas e oficinas de Desenho, Mosaico, Grafite e Cerâmica na Escola Estadual João XXIII e na Associação Cidade Escola Aprendiz.