Esta atividade foi cancelada

Yiquan

Curso de Introdução ao Yiquan

O Yiquan é uma arte marcial chinesa das chamadas Escolas Internas (Neijia). As Escolas Internas enfocam o desenvolvimento do Espírito e da Energia e do Corpo, sua integração e harmonia em qualquer ação que se realize.

Difere de todas demais artes por enfocar o treinamento dos princípios e fundamentos da Arte Marcial Interna ao invés de sequências e técnicas. Através de exercícios que buscam a naturalidade da ação se exercitam os princípios, e gradativamente se desenvolvem a saúde (física, energética, mental) e as habilidades (percepção, eixo, equilíbrio, controle da energia, entre outras).

O curso tem o objetivo de introduzir ao interessado os conhecimentos básicos sobre o Yiquan de forma estruturada. Serão abordados:

• Aspectos teóricos: histórico; relações com taoismo e budismo; relação com meditação e Qigong (práticas energéticas); conceitos da cosmologia taoísta e medicina chinesa; apresentação da estrutura da prática;

• Aspectos práticos: exercícios preliminares; respiração; relaxamento; postura; introdução a prática de Yiquan Zhan Zhuang Qigong; introdução aos movimentos dentro do Yiquan

Ao final do curso o interessado terá conhecimentos básicos para manter uma prática inicial de Yiquan para cultivo da saúde. Desejando se aprofundar no estudo da arte poderá ingressar nas aulas regulares.

 

Esta atividade foi cancelada

O que é Yiquan?

Yiquan é uma Arte Marcial que prima pelo desenvolvimento da Força e da Energia Interna, da Mente e do Espírito, desenvolvendo sabedoria e vitalidade através da prática de exercícios físico-energéticos e meditativos. Aprimorando Espírito e Energia, o corpo físico é gradativamente transformado, incrementando a saúde e as capacidades físicas e mentais.

Foi desenvolvido pelo Mestre Wang Xiang Zhai (1885-1963) no início do século XX, como síntese de sua experiência e estudo principalmente das chamadas Escolas Internas (Neijia em chinês, onde se incluem o Taijiquan ou Taichichuan, o Xingyiquan e o Baguazhan), cujo treinamento é focado no desenvolvimento e controle da Energia (Qi), e do Espírito (Shen).

O Yiquan condensa em sua prática a essência das Escolas Internas, tanto da prática marcial, como da filosofia e espiritualidade chinesas, com elementos principalmente do taoísmo e budismo filosóficos, de forma não-religiosa.

Como se pode observar na cultura chinesa e oriental em geral, um grande Guerreiro é não somente um Forte, mas igualmente um Sábio. Assim, podemos considerar as Artes Marciais como um Caminho para Sabedoria e Iluminação e de desenvolvimento do poder pessoal, forjando um Guerreiro Espiritual.

Interessados entrar em contato: yiquan.pro@gmail.com