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Curso: Felicidade ou Bem Estar?

Felicidade ou Bem Estar?
Fazendo de nossa mente uma aliada

As pesquisas da psicologia moderna e da neuropsicologia comprovam que podemos modificar o funcionamento de nossa mente. É possível melhorar o desempenho de várias estruturas do cérebro, tendo como base a técnica milenar da Meditação. Com o cultivo da atitude adequada podemos desenvolver uma mente calma e poderosa que nos permite transformar nossos padrões de comportamento disfuncionais e estados emocionais como agressividade, irritação, ansiedade, desânimo, depressão, baixa autoestima, distração e a hiperatividade compulsiva.

“Você não é a sua identidade, mas o criador dela. Não fique aprisionado ao que criou.”
 

Nos tempos atuais onde se busca de forma desenfreada a felicidade fora de nós, onde a infinidade de informações, terapias e crenças tornam difícil distinguir o que é fundamental. Este trabalho nos leva ao contato com nossa realidade básica e ao desenvolvimento da autoconfiança.

É fácil observar como nossas mentes são inquietas, sempre pensando no passado, no futuro, tendendo para a hiperatividade e distrações e na busca frenética por novas satisfações.

O cultivo de uma mente calma, controlada e límpida é possível e desejável para adquirirmos uma visão mais clara de nossos caminhos e valores. Com uma mente focada, momento a momento, podemos nos libertar da mente divagante e desenvolver nossas potencialidades.

 

Datas: De 8 a 29 de fevereiro, quartas-feiras, das 20 às 22hs.
Valor: R$ 160,00 (sendo 50% no ato da inscrição)
Inscrições até 31 de fevereiro.
Informações e inscrições com Rubens Maciel pelo email: 
rubensmaciel@rubensmaciel.com.br

Datas: De 07 a 28 de Março, quartas-feiras, das 20 às 22hs
Valor: R$ 160,00 (sendo 50% no ato da inscrição)

Inscrições até 05 de Março
Informações e inscrições com Rubens Maciel pelo email: rubensmaciel@rubensmaciel.com.br

 

 

A nova psicologia que combina os conhecimentos da sabedoria humana e da ciência atual propõe um novo modelo de vida que busca a serenidade, o conhecimento profundo da mente e da realidade.

Este modelo é composto de quatro dimensões:

a) o equilíbrio da atenção;
b) o equilíbrio da vontade;
c) o equilíbrio cognitivo e;
d) o equilíbrio dos afetos.

A base para o desenvolvimento destas qualidades é a habilidade de observar, conhecer e controlar nossa mente, por meio da meditação (Atenção Focada e Atenção Panorâmica). Isto nos dá a capacidade necessária para desenvolvermos as outras dimensões.

A meditação, que tem sua origem na Índia há mais de três mil e quinhentos anos, é uma atividade que partiu do pensamento oriental e está desvinculada de religiosidade e misticismo. Ela tem sido estudada e utilizada amplamente pelos institutos de saúde e pesquisa no mundo todo. A confiança na meditação é adquirida através da constatação de seus efeitos pelos praticantes.

 

Metodologia:

Quatro encontros com duas horas de duração, com apresentação teórica e prática e discussões com os participantes.

1. Meditação, saúde e as pesquisas atuais
Explanação do modelo dos quatro equilíbrios
Para que meditar
Apresentação do equilíbrio da atenção
O automonitoramento da consciência
A interferência da mente agitada no equilíbrio atencional
A diminuição da impulsividade
A repetição de padrões de comportamento disfuncionais
Prática de meditação
Discussão em grupo

 

2. Relato das experiências durante a prática solitária
Apresentação do equilíbrio da intenção
A intenção, os projetos de vida e as relações interpessoais
A repetição de padrões de comportamento disfuncionais
Prática de meditação
Dificuldades para a prática
Discussão em grupo

 

3. Relato das experiências durante a prática solitária
Apresentação do equilíbrio cognitivo
A interferência da mente agitada no processo cognitivo
A importância da mente límpida para o aprendizado do si mesmo e da realidade
A repetição de padrões de comportamento disfuncionais
Prática de meditação
Dificuldades para a prática
Discussão em grupo

 

4. Relato das experiências durante a prática solitária
Apresentação do equilíbrio afetivo
A interferência da mente agitada no equilíbrio afetivo
A repetição de padrões de comportamento disfuncionais
Prática de meditação
Dificuldades para a prática
Discussão em grupo

 

Rubens Maciel – PhD

Psicanalista
Doutor pela Faculdade de Saúde Pública da USP
Pós-doutorando em Psicobiologia na UNIFESP, pesquisando o uso de Técnicas Meditativas na Saúde Mental.
Instrutor de Técnicas Meditativas e Práticas Psicoterápicas no Centro de Saúde da Faculdade de Saúde Pública da USP
Member of the Shambhala International Meditation Center
Pesquisador pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq
Colaborador no Serviço de Promoção de Saúde do HCFMUSP
Professor universitário
Parecerista da Revista Saúde e Sociedade
Palestrante

 

Rubens Maciel na Mídia:

www.rubensmaciel.com.br

Neste endereço você encontra algumas entrevistas no Jornal Hoje, Revista Veja, Rádio CBN, Jornal Folha de São Paulo, TV Brasil, Revista Crescer, e outras mídias e saber um pouco mais sobre as opiniões e o trabalho de Rubens Maciel.