Curso: Felicidade ou Bem Estar?

Felicidade ou Bem Estar?
Fazendo de nossa mente uma aliada

A felicidade é o bem mais almejado pelos seres humanos. Muitos falam sobre ela como momentos fugazes como o ingresso na Universidade, a conquista de um emprego ou de um bem material ou momentos de intimidade com a família. Este tipo de felicidade é circunstancial e sua intensidade e duração variam de acordo com as condições que, com frequência, estão além de nosso controle. A felicidade duradoura é fruto de um trabalho paciente, que exige de nós muito tempo e esforço para aprendermos a mudar a nós mesmos. Alcançar a felicidade duradoura é uma habilidade que se adquire com o treino da mente e com desenvolvimento de qualidades como a paz interior, atenção plena e amor altruísta.

Há algumas décadas os ensinamentos da psicologia budista vêm sendo incorporados às sociedades ocidentais. Eles são acessíveis a qualquer pessoa independente de sua orientação religiosa ou filosófica. Eles se referem à superação do sofrimento e à busca da felicidade e a Meditação é o instrumento principal para esta jornada introspectiva.

A Meditação é uma técnica que visa desenvolver a atenção e acalmar o fluxo dos pensamentos possibilitando uma percepção clara e direta da realidade, sem as nossas habituais projeções. É uma prática simples baseada no desenvolvimento do foco e manutenção da atenção em um objeto, a respiração por exemplo.

 

“Você não é a sua identidade, mas o criador dela. Não fique aprisionado ao que criou.”
 

 

Datas: De 8 a 29 de fevereiro, quartas-feiras, das 20 às 22hs.
Valor: R$ 160,00 (sendo 50% no ato da inscrição)
Inscrições até 31 de fevereiro.
Informações e inscrições com Rubens Maciel pelo email: 
rubensmaciel@rubensmaciel.com.br

Metodologia: Quatro encontros com duas horas de duração, com apresentação teórica e prática e discussões com os participantes. 
Datas:
De 11 de Junho a 02 de Julho, Segundas-feiras, das 20 às 22hs
Valor: R$ 200,00 (sendo 50% no ato da inscrição)

Inscrições até 1° de Junho
Informações e inscrições com Rubens Maciel pelo email: rubensmaciel@rubensmaciel.com.br

 

 

A prática da Meditação nos leva a viver o momento presente sem estarmos divididos em preocupações com o futuro ou com o passado. Desenvolvemos a capacidade de controlar nossa mente divagante. Ela nos remete a um conhecimento direto de nós mesmos, que ultrapassa nossa visão conceitual dos outros e da vida, diminui nossa ansiedade e impulsividade, abre nosso coração e aumenta nossa compreensão.

O controle mental a que o praticante é levado tem importantes consequências éticas ao aumentar a percepção da própria responsabilidade. Ela pode levar o praticante a um estado de equilíbrio e felicidade constante que não depende das circunstancias externas. O Meditador compreende que suas expectativas de ser gratificado pelos outros ou pela vida o levam a buscar controlar situações que estão fora de seu controle, esta compreensão pode mudar sua atitude e abrandar seu sentimento de frustração.

A Meditação tem sido objeto de estudos científicos no Brasil e em vários países do mundo e tem sido aplicada nas áreas da Saúde, Pedagogia e Sociologia. Em nosso consultório e na Faculdade de Saúde Pública da USP estamos desenvolvendo um trabalho baseado na Meditação para seus funcionários e usuários obtendo ótimos resultados.

 

Rubens Maciel – PhD

Psicanalista

Doutor pela Faculdade de Saúde Pública da USP

Pós-doutorando em Psicobiologia na UNIFESP, pesquisando o uso de Técnicas Meditativas na Saúde Mental.

Instrutor de Técnicas Meditativas no Centro de Saúde da Faculdade de Saúde Pública da USP

Member of the Shambhala International Meditation Center

Pesquisador pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq

Colaborador no Serviço de Promoção de Saúde do HCFMUSP

www.rubensmaciel.com.br