Tribal Fusion Belly Dance

Atividade Finalizada!

 

A Dança Fusão Tribal:

As danças femininas existem a milênios, e foram passada de mulher a mulher, antes da escrita ou da luz elétrica, oralmente, intuitivamente. A aprendiz lembrava com o corpo aquilo que já sabia com a alma, e assim, a Deusa se manifestava e se manifesta até hoje dentro de nós quando dançamos. A Tribal Fusion Bellydance, ou Dança do Ventre Fusão Tribal, busca manter esta linhagem ancestral manifestada no momento presente.

Através de movimentos oriundos de danças femininas tribais, ciganas, da Índia, do Egito, do norte da África, dos Balkans, da Asia Central, do Brasil, cria-se conexão com o arquétipo sagrado feminino, que se vale das individualidades, dos caminhos e dos contextos pessoais para manifestar de forma plural e conectada, as diversas faces da Deusa.

Nessa prática trabalharemos nossa consciência corporal, norteada pelo Yoga, com posições, respiração, mantras e meditação, além de exercícios específicos para acordar a energia feminina do corpo. Sobre esta base constroem-se movimentos e passos de dança, que uma vez assimilados podem ser expressados artísticamente em grupo ou individualmente, de forma improvisada ou coreografada.

 

O Redespertar do Sagrado Feminino: 

O princípio feminino, foi durante muito tempo na história da humanidade, reverenciado como a manifestação do poder primordial criador que flui através de nossos corpos e da Natureza. As mulheres eram consideradas sagradas pela capacidade de gerar vida, de acolher e cuidar,por sua beleza e sua intuição.

Atualmente, essa conexão encontra-se enfraquecida, mas ela pode ser rapidamente nutrida e vivificada com nossa energia e intenção.

A dança é uma das formas de acessar diretamente essa energia feminina. Através de movimentos que brotam do âmago criativo da mulher, seu ventre e a ele retornam, fazemos a energia fluir por nossos corpos, nutrindo cada parte com tudo aquilo que temos de mais verdadeiro e belo, deixando vir à superficie de nosso ser tudo aquilo que anos de repressão dessa poderosa força deixou dormente em nosso inconsciente.

Criamos um espaço sagrado interno e externo; interiormente todas as sensações são significativas e permitem, através do físico e do emocional, um contato profundo com nós mesmas; exteriormente a oportunidade de conexão com nossas irmãs, de trocas de experiências, sabedorias, vivências, receitas, idéias e a oportunidade de redespertar, de dentro pra fora, a divindade que existe em nós.

Nessa vivência teremos a oportunidade de descobrir formas de entrar em contato com a Grande Mãe no dia a dia e construir momentos e espaços interiores para essa conexão, criando nossos próprios rituais de purificação, movimentos de danças ancestrais e exercícios que favorecem a identificação da beleza feminina e o contato com nosso ventre e seu poder criativo.

Mesmo morando em uma grande cidade como São Paulo, é possível conectar com os ciclos naturais e os elementos da natureza. Da mesma forma como tais ensinamentos são passados desde tempos imemoriais: oralmente, reunidas em círculo, criando um canal físico e energético, através da dança, do contato com nossos corpos e de umas com as outras.

Caso queira, traga um objeto para consagrar na mandala. Roupas confortáveis são recomendadas.

Atividade Finalizada!

Facilitadora: Marilia Lins (marilia.lins@gmail.com)

Marilia Lins

Marilia Lins, através do caminho de reconexão com o Sagrado Feminino,buscaresgatar o arquétipo do princípio feminino presente em todas asmulheres por meio de pesquisas e aprofundamentos na dança fusão tribal. Sua pesquisa passeia por diversas áreas, bem como: Yoga ,meditações, rituais, gastronomia, ervas, permacultura, Tantra , Xamanismo entre outros.

Dançarina, instrutora e estudante de Tribal Fusion Bellydance ,Yoga e vivências de resgate do ‘Sagrado Feminino’, Marilia busca na linhagem de mulheres que passaram e passam seus ensinamentos oralmente desde tempos primordiais. Realiza vivências e workshops nacionais e internacionais com mestres da dança tribal, danças étnicas, danças urbanas e todas as formas de expressão que trás em suas fusões, mesclando sabedorias e prática.

 

Atividade Finalizada!