Desescolarizando o Mundo

Desescolarizando o Mundo – Um encontro sobre a educação e a cultura ocidental

O objetivo do encontro é revisitar o paradigma ocidental de educação, a partir de uma análise do documentário Schooling the World (escolarizando o mundo) e das experiências plurais de aprendizagem trazidas por Ana Thomaz, André Camargo, Luiz de Campos Jr. e Fernanda Heinz Figueiredo.
Assista o vídeo sobre o encontro: http://vimeo.com/69962166#

 

Data: 27 de Julho de 2013 (sábado)
Horário: das 14h as 18h
Contribuição: R$60,00 (vagas limitadas)
Inscrição pelo link: http://cinese.me/encontros/desescolarizando-o-mundo

Programação:
14h00 – Abertura
14h20 – Exibição do Documentário
15h30 – Falas dos convidados, que trarão à tona os principais temas abordados no filme: (des)escolarização, cultura e aprendizagem, antigos e novos modelos de educação e desenvolvimento.
16h40 – O Café está servido!
17h00 – Roda de diálogo. Nessa dinâmica, cada um de nós poderá trazer para a roda um ponto sensível para que seja debatido por todos.
18h00 Encerramento

Conheça um pouco mais sobre os convidados

Ana Thomaz
Já foi bailarina e hoje é educadora. Professora da técnica Alexander, atua há trinta anos no processo de desescolarização, que entende a escola para além de muros, das casas e do trabalho.
É também uma forte incentivadora do parto humanizado. Atua em São Paulo, com encontros e vivências para pais e educadores.

André Camargo
Psicanalista, Formador de Educadores, Mestre em Psicologia pela USP e Professor de Pós-graduação. Tem dois filhos e um livro publicado.
Membro da Comunidade do Art of Hosting, facilitador da Hub Escola e fundador da Jabuticaba – um projeto de Educação Livre.
Trabalha com processos de inovação em educação e com jornadas de autoconhecimento, criatividade e transformação.

Luiz de Campos Jr.
Netweavers da Escola de Redes e de outras redes de aprendizagem colaborativa, como a Românticos Conspiradores.
Pesquisador autônomo e autodidata da educação democrática, atua no apoio à interação em projetos de escolas democráticas – como a EMEF Amorim Lima – e de educação não-formal – como o projeto Rios e Ruas.

Fernanda Heinz Figueiredo
Bacharel em Letras, Advogada, pós graduada em Educação e Comunicação Ambiental. Virou documentarista para fazer seu primeiro filme, o Sementes do Nosso Quintal.
Fundadora da Aiuê, produtora de conteúdo focada em educação, cultura e sustentabilidade. Coordena e co-dirige o programa semanal no BandNewsTV, Capital Natural, apresentado por Fernando Gabeira.
Co-dirigirá uma série para a TV dentro do projeto Território do Brincar e é parte da equipe da plataforma de educação ambiental TooDo Eco.

 
Para mais informações visite o site de nosso parceiro Cinese: http://cinese.me/encontros/desescolarizando-o-mundo