José Pepe Mujica, Presidente do Uruguai

José Pepe Mujica é um Presidente como nenhum outro. Agricultor, nascido em 1935, foi guerrilheiro durante a juventude, e mais tarde ministro e deputado. Foi eleito presidente do Uruguai em 2009 e desde então conseguiu realizar proezas que outras autoridades em tal escalão jamais alcançariam.

Mujica recebe um salário de cerca de R$ 25 mil mensais por seus serviços realizados em nome da nação. Ele doa 90% do total de seu salário para ONG’s e pessoas carentes. Vendeu a Casa de Veraneio do Presidente e construiu lares para desabrigados com o dinheiro, além de disponibilizar prédios públicos aos sem-teto durante os invernos. Mujica ainda vive na mesma casa, que não poderia deixar de ser simples. Mantém seus antigos hábitos e amizades, dirige o mesmo Volkswagen e mantém-se feliz no casamento de mais de 40 anos com Lucia Topolanski, no que se aproximam de seus 80 anos de idade.

 O comprometimento com sua pátria e o povo que nela vive, é notável no importante papel que Mujica desempenhou combatendo à Ditadura Militar, que dominou o país ao longo das décadas de 1970 e 1980. Capturado nos conflitos, passou 14 anos detido em uma prisão, sendo libertado somente em 1985 com o fim da Ditadura no Uruguai. José Pepe Mujica já foi chamado de o “Presidente Mais Pobre do Mundo”, mas certamente, é o de espírito mais rico que se pode encontrar.

Se houvesse qualquer coisa como uma eleição para o Presidente do Mundo, Mujica provavelmente seria o único candidato à altura. Assista abaixo o vídeo de seu discurso feito durante a Cúpula da Rio+20, que reuniu nações do mundo todo para discutir as questões da Ecologia e Sustentabilidade. As palavras de Mujica possuem humildade, mas além disso, são de uma profunda sabedoria.

Caso o vídeo não apareça abaixo, clique Recarregar no Navegador.
Se ainda não funcionar, clique aqui para assistir no Youtube.
 

Produção: Central de Notícias Casa Jaya

Fontes: Wikipedia e Blog Livre Pensar

Dúvidas ou Sugestões? noticias@casajaya.com.br