EcoFormação Online – Conhecendo Soluções Sustentáveis

Ecoformação 2020

 

ECOFORMAÇÃO – CURSO ONLINE!
Conhecendo Soluções Sustentáveis
 

“Cuidar da terra, das pessoas e compartilhar excedentes. Essa é a filosofia base da permacultura, uma cultura ecológica que surgiu para trazer paz à união do homem com a natureza”

 

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

  • Princípios da Permacultura e Padrões da Natureza – 16/4 (Julio Avanzo)
  • Ecologia Cultivada – Agricultura Sintrópica e Agroecologia – 23/4 (Karin Hanzi)
  • Manejo Integrado de Água e Saneamento Ecológico – 30/04 (Vinicius Pereira)
  • Percurso EcoPedagógico Casa Jaya – 9/5 (Sábado das 9h às 14h) – Live pelo Instagram
  • Bioconstrução e Design Apropriado – 14/5 (Tomaz Lotufo)
  • Consumo Responsável e Eco Ativismo – 21/5 (Claudia Visoni)
  • Metodologias de Inovação Social – 28/5 (Ivy Frizo)

           Carga Horária Total: 20 horas

* Incluso: Certificado (Válidos somente para os participantes do curso com 100% de presença)

 

 

FACILITADORES:

 

Julio Avanzo Neto

34 Anos, pai de 2 filhos. Nativo da Mata Atlântica. Formado em Biologia na USP em 2012, estagiário do Instituto de Botânica de SP de 2007 a 2011; Vive a permacultura desde 2006, atuando principalmente com compostagem e apoio a produção orgânica agroecológica e pequeno produtor, membro do grupo EPARREH, integrante do Movimento Urbano de Agroecologia – MUDA SP, Grupo de Capoeira Angola Rainha e educador do Coletivo PermaSampa. Designer em sustentabilidade, tendo concluído o curso Gaia Education na UMAPAZ em 2010. Cicloativista. Socio-fundador do Espaço Eco-Cultural e Restaurante Vegano Casa Jaya.

 

Karin Hanzi 

Fez seu primeiro PDC aos 9 anos, com sua mãe Marsha Hanzi na Bahia, e cresceu visitando a fazenda do mestre da Agrofloresta Ernst Gotsch. Se formou em Engenharia Mecânica e trabalhou nessa área nos Estados Unidos e Suíça, mas ao voltar para o Brasil em 2012 retornou o envolvimento com a Agrofloresta e Permacultura. Trabalhou com Marsha Hanzi no Epicentro Marizá ( Tucano, Bahia) e com Ernst Gotsch na Fazenda da Toca como coordenadora do projeto de Pesquisa e Desenvolvimento em modelos para Agrofloresta e desenvolvimento de mecanização adaptada à Agrofloresta. Em 2015 fundou o Epicentro Dalva, que hoje é um centro de produção, formação e pesquisa da produção de alimentos em Sistemas Agroflorestais (SAFs). 

 

Vinicius Pereira

Educador, músico e permacultor. Formado em licenciatura em música pela Faculdade Santa Marcelina em 2007, lecionou em escolas públicas e particulares, na FEBEM, Fundação Casa, ONGs e praças públicas. Foi um dos fundadores do Movimento Elefantes (coletivo de big bands de SP) e do Maracatu Bloco de Pedra, que difunde a cultura que queremos que permaneça já há mais de 10 anos numa escola pública de São Paulo. Com o rompimento da barragem de Mariana, foi trabalhar na regeneração sócio-ambiental do Rio Doce e dessa experiência nasceu seu novo trabalho musical, o Bando de Seu Pereira. Hoje é ativista no movimento #cisternajá e dedica-se a capacitar as pessoas na captação e filtragem da água da chuva. Dedica-se também a pesquisa do hidrogênio como combustível veicular e testa a 2 anos na sua kombi Zeolina a água da chuva como matéria prima pra geração do gás HHO, reduzindo sensivelmente as emissões de CO2 e o consumo de combustíveis fósseis.

  

Tomaz Amaral Lotufo

Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (2000) e mestrado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo (2014). Atualmente é professor pósgraduação do Centro Universitário Belas Artes de São Paulo, arquiteto – Sem Muros Arquitetura Integrada e arquiteto e permacultor da Rede de Permacultura Permear. Tem experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em Arquitetura e Urbanismo, atuando principalmente nos seguintes temas: permacultura, arquitetura sustentavel, construção sustentável, projeto participativo e ensino de arquitetura.

 

Cláudia Visoni

Jornalista formada pela USP e conselheira eleita da sociedade civil no Conselho do Meio Ambiente, Desenvolvimento Sustentável e Cultura de Paz (CADES) da Subprefeitura de Pinheiros. É uma das fundadoras do grupo Hortelões Urbanos, da Horta das Corujas (primeira horta comunitária em praça pública de São Paulo) e do Movimento Cisterna Já.

 

Ivy Fryzo

Bióloga, com mestrado e doutorado em Ecologia e Recursos Naturais (UFSCar), especialização em Educação Ambiental (USP) e Empreendedorismo Social pelo YIP (International Youth Initiative Program – Suécia), onde mergulhou no mundo da facilitação de processos e design social. Depois de ter trabalhado como professora da rede pública de ensino e atuado em coletivos de permacultura urbana e projetos de institutos na área de educação ambiental e mitigação de impacto socioambiental, hoje, dá consultoria para escolas e faz parte da Quíron – Educação para o Protagonismo. Vem se dedicando a disseminar os conhecimentos da Permacultura e de metodologias de inovação social, como Dragon Dreaming, Art of Hosting, Sociocracia, entre outros, por meio de projetos educacionais que incentivam o autoconhecimento, a formação de pensamento crítico, a autonomia e o protagonismo jovem. Integrante do Coletivo PermaSampa.

 

DATA:  16/04 à 28/05 (Quintas -Feiras) 
HORÁRIOS:  19h30 às 22h

 

As vivências da atividade do Tour Virtual terá horários diferentes:
Percurso EcoPedagógico Casa Jaya- 9/5 (Sábado das 9h às 14h)

 

 INSCRIÇÕES E PAGAMENTO:

Curso Integral: R$ 360

Vagas Sociais: 4 vagas (Interessados – enviar email para julio@casajaya.com.br)

INSCREVA-SE AQUI  Via Sympla 

O pagamento também pode ser feito via depósito bancário, mediante envio de comprovante para o email julio@casajaya.com.br

Dados da nossa conta para depósito:
Banco 104 – Caixa Economica Federal
Agencia: 1597
C.P. 00005511-1
Op 013 (Poupança)
Titular: Julio Avanzo Neto
CPF.: 334.797.318-64

 

ORGANIZAÇÃO e COORDENAÇÃO: Julio Avanzo Neto

APOIO: PermaSampa