Ecoformação – Conhecendo Soluções Sustentáveis

Ecoformação

Ecoformação – Conhecendo Soluções Sustentáveis

Todas as quintas, do dia 14 de Março até 02 de Maio.

Das 20h30 às 22hs.

 

Cuidar da terra, das pessoas e compartilhar excedentes. Essa é a filosofia base da permacultura, uma cultura ecológica que surgiu para trazer paz à união do homem com a natureza.

 

Julio Avanzo e convidad@s muito especiais compartilham neste curso uma bagagem de conhecimentos para refletir nosso relacionamento com o meio ambiente e aprendermos a cultivar uma vida mais saudável, de acordo com os princípios da Permacultura.

 

Em cada encontro aprenderemos sobre como podemos desenvolver soluções mais sustentáveis e conscientes, contribuindo para a construção de uma vida de paz em harmonia com o meio ambiente.

 

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

 

  • Padrões da Natureza e Princípios da Permacultura – 14/03 (Julio Avanzo)

 

  • Ecologia Cultivada – Agricultura Sintrópica e Agroecologia – 21/03 (Noni Bazarian)

 

  • Solos, Adubação e Compostagem – 28/03 (Julio Avanzo)

 

  • Manejo Integrado de água e Saneamento Ecológico- 04/04 (Vinicius Pereira)

 

  • MÃO NA MASSA – 07/04 (Domingo das 10h às 17h)

 

  • Bioconstrução e Design Apropriado – 11/04 (Felipe Pinheiro)

 

  • Consumo Responsáveis, Eco Ativismo, Soberania e Segurança Alimentar – 18/04 (Julio Avanzo)

 

  • Metodologias de Inovação Social e resolução de conflitos – 25/04 (Ivy Fryzo)

 

  • Vizinhança Sustentável, Governança Comunitária e Biorregionalismo – 02/05 (Thomas Enlazador)

 

Carga Horária Total: 20 horas = 12 horas teoria + 8h Mão na Massa.

Incluso: Certificado (Válidos somente para os participantes do curso integral com 100% de presença)

 

Organização e Coordenação: Julio Avanzo Neto

 

FACILITADORES:

 

Julio Avanzo Neto

34 Anos, pai de 2 filhos. Nativo da Mata Atlântica. Formado em Biologia na USP em 2012, estagiário do Instituto de Botânica de SP de 2007 a 2011; Vive a permacultura desde 2006, atuando principalmente com compostagem e apoio a produção orgânica agroecológica e pequeno produtor, membro do grupo EPARREH, integrante do Movimento Urbano de Agroecologia – MUDA SP, Grupo de Capoeira Angola Rainha e educador do Coletivo PermaSampa. Designer em sustentabilidade, tendo concluído o curso Gaia Education na UMAPAZ em 2010. Cicloativista. Socio-fundador do Espaço Eco-Cultural e Restaurante Vegano Casa Jaya.

Julio_Avanzo

Noni Bazarian

Produtora agroflorestal do Sítio Amaranto e bióloga, se dedica há mais de 15 anos como educadora socioambiental em projetos pautados na agroecologia, florestas, agrofloresta, horta comunitária, manejo comunitário de recursos naturais e turismo de base comunitária, revelando junto às comunidades locais os potenciais de seus territórios com um olhar especial para as plantas. Como coordenadora produtiva e pedagógica do Sitio Amaranto, atualmente conduz vivências e cursos tendo a agrofloresta como fio condutor de transformação pessoal, ecológica e social. Possui doutorado em Ecologia da Restauração de Florestas Tropicais e realizou trabalhos de manejo florestal e regeneração de florestas com foco em agrofloresta em diversos biomas do Brasil, incluindo Amazônia, Caatinga e Mata Atlântica, e na América Central.

Simone-Bazarian

Felipe Pinheiro

Engenheiro Civil formado pela Universidade de Mogi das Cruzes ao final de 2002.  Em 2003 Co-criou a ONG Organização Caeté, em 2003 co-criou a Equipe ECOSAPIENS de soluções para a Sustentabilidade, com o foco na pesquisa e aprimoramento de tecnologias construtivas de baixo impacto ambiental.
Permacultor e bioconstrutor desde 2003, atua como educador e consultor em Design para Sustentabilidade. Co-criou o Coletivo Permacultores em 2007  e iniciou trabalhos de capacitação em Permacultura e bioconstruções em comunidades tradicionais. Em 2008 se tornou colaborador da Ashoka – empreendedores Sociais , integrando a equipe do FEC – Full Economic Citizenship, com o desafio em levar a Permacultura para o ambiente urbano. Criou o projeto da estação de Permacultura Sitio São Francisco e hoje integra o Coletivo PermaSampa.

Felipe_Pinheiro

Vinicius Pereira

Educador, músico e permacultor. Formado em licenciatura em música pela Faculdade Santa Marcelina em 2007, lecionou em escolas públicas e particulares, na FEBEM, Fundação Casa, ONGs e praças públicas. Foi um dos fundadores do Movimento Elefantes (coletivo de big bands de SP) e do Maracatu Bloco de Pedra, que difunde a cultura que queremos que permaneça já há mais de 10 anos numa escola pública de São Paulo. Com o rompimento da barragem de Mariana, foi trabalhar na regeneração sócio-ambiental do Rio Doce e dessa experiência nasceu seu novo trabalho musical, o Bando de Seu Pereira. Hoje é ativista no movimento #cisternajá e dedica-se a capacitar as pessoas na captação e filtragem da água da chuva. Dedica-se também a pesquisa do hidrogênio como combustível veicular e testa a 2 anos na sua kombi Zeolina a água da chuva como matéria prima pra geração do gás HHO, reduzindo sensivelmente as emissões de CO2 e o consumo de combustíveis fósseis.

Vinicius_Pereira

Ivy Fryzo

Bióloga, com mestrado e doutorado em Ecologia e Recursos Naturais (UFSCar), especialização em Educação Ambiental (USP) e Empreendedorismo Social pelo YIP (International Youth Initiative Program – Suécia), onde mergulhou no mundo da facilitação de processos e design social. Depois de ter trabalhado como professora da rede pública de ensino e atuado em coletivos de permacultura urbana e projetos de institutos na área de educação ambiental e mitigação de impacto socioambiental, hoje, dá consultoria para escolas e faz parte da Quíron – Educação para o Protagonismo. Vem se dedicando a disseminar os conhecimentos da Permacultura e de metodologias de inovação social, como Dragon Dreaming, Art of Hosting, Sociocracia, entre outros, por meio de projetos educacionais que incentivam o autoconhecimento, a formação de pensamento crítico, a autonomia e o protagonismo jovem. Integrante do Coletivo PermaSampa.

Ivy-Fryzo

Thomas Enlazador

Ativista e Educador SócioAmbiental a 20 anos. Permacultor e Designer Social. Mestre em Gestão e Políticas Ambientais pelo Prodema UFPE,  Co-fundador do Conselho de Assentamentos Sustentáveis das Américas – C.A.S.A.  Membro Fundador da AELA – Aliança Ecossocialista Latina Americana. Autor do Almanaque de Práticas Sustentáveis e Difusor da Tecnologia Keshe para Saúde Humana e Ambiental. Mestre em Gestão e Politicas Ambientais, Educador, Escritor, Permacultor e Designer Social; Membro Fundador e Associado do Instituto Biorregional do Cerrado – IBC ;

Thomas_Enlazador

DATA:

Todas as quintas, do dia 14 de Março até 02 de Maio.

Das 20h30 às 22hs.

Ao todo 8 encontros teóricos e 1 dia de MÃO NA MASSA.

 

ONDE:

Espaço Eco-cultural Casa Jaya

Rua Capote Valente, 305 – Pinheiros

São Paulo – SP

 

INSCRIÇÕES E PAGAMENTO:

Curso Integral: R$ 560

Aula avulsa: R$ 100,00 (Sujeito a disponibilidade de vaga)

Vagas Sociais: 4 vagas gratuitas (JÁ FORAM PREENCHIDAS!)

Se inscreva: Julio@casajaya.com.br

 

INFORMAÇÕES:

julio@casajaya.com.br

www.casajaya.com.br