Entre o Vazio - Ensaio Fotográfico

Entre o Vazio
Ensaio Fotográfico

As imagens buscam a reflexão sobre o que é vazio ou não e como ele se transforma através da percepção do observador.

Pelo elemento humano, de maneira fugidia, sobrepomos esta ideia essencialmente oposta de não conseguirmos perceber se o que está dentro é efêmero ou permanente. Mesmo no vácuo, um vazio ausente de matéria, pode existir energia, luz e diversos processos metamórficos, mas cabe a quem olha determinar o que está cheio ou vazio.

Os que transitam entre a areia e o mar existem apenas na captura da imagem fotográfica, cuja própria idiossicrasia é a sua transitoriedade. Paradoxos, que se distanciam do sentido lógico, do raciocínio fundamentado e coerente, que esconde suas transições decorrentes. Reflexão do absurdo entre existência e não existência em que está imerso o humano.

Vernissage: 25 de Junho às 19hs

 

Pamela Facco trabalha há três anos a presença humana inserida em grandes espaços naturais. Sua obra tem como base a pesquisa com os personagens insulares cuja alegoria a solidão temporal é expressa de forma poética e por ângulos inusitados. Foi ganhadora do Sony Internacional Award Brasil em 2012, quando fez residência artística em Londres. Também participou da mostra Ritos e Rituais no Festival Foto em Pauta Tiradentes, de 2016, bem como de diversas exposições pelo Brasil. O ensaio fotográfico “Entre o Vazio”participou da exibição coletiva “Passagens”no Espaço Cultural Conjunto Nacional.

Pamela Facco
Curadoria Juan Esteves