Essa atividade finalizou.

Danças Brasileiras

ESTUDO DO CORPO BRASILEIRO

DANÇA AFRO E DANÇAS BRASILEIRAS

As aulas visam a consciência corporal e do movimento individual, busca formas de expressão conscientizando o corpo que flui, pulsa, ginga e se identifica com ritmos, passos e danças, alem de desenvolver a percepção corporal e fornecer elementos necessários para a exploração do movimento consciente, apoiada nas próprias vivências. é através de jogos e exercícios técnicos que buscam ampliar e investigar novas possibilidades e qualidades de movimentos, os participantes encontrarão seu movimento autêntico. A partir da exploração e ampliação do repertório corporal e dos aspectos simbólicos associados à movimentação de cada aluno, cria-se um caminho próprio de abordagem da dança.

Danças Brasileiras

O repertório de danças populares, que auxiliam e enriquecem o repertório e possibilidades corporais, sempre atrelados a informações sobre seus contextos sócio-culturais, inclui Jongo (SP/RJ), Congadas e Moçambiques (SP/MG), Samba de Roda (BA), Coco de Roda (PE/AL/PB/MA/RN), Maracatu (PE), Ciranda (PE), Cavalo Marinho (PE), Bumba meu Boi (MA), Cacuriá (MA), Tambor de Crioula (MA), Afoxé (BA), Dança Afro (BA), etc.. A atuação corporal consciente consiste num método de criação e manutenção de marcas corporais saudáveis, que envolvem autoconhecimento, transcendendo o exercício da dança, repercutindo nas demais atividades da vida cotidiana. 

 

 

 

 

Datas: Quintas-feiras
Horário: Das 19h15 as 20h45
Custo Mensal: R$100 a mensalidade, com desconto de 20% no primeiro mês
Inscrições:
lu.dancasbrasileiras@gmail.com
luanaaraujo.dancateatro@gmail.com
facebook.com/luanaaraujo.dancateatro
(11) 6749-1319 / 9811-7890

Essa atividade finalizou.

 

Luana Araujo – DRT 2525

Pesquisadora, interprete, preparadora corporal de atores e professora de Danças Brasileiras e Dança Afro, tem sua linguagem artistica baseada na dança negra, originaria dos escravos (a partir de pesquisas de campo e contato com Mestres e comunidades tradicionais pelo Brasil), na dança contemporânea e consciência e desenvolvimento corporal. Passando por alicerces como o estudo de anatomia humana, senso percepção, e método Laban e Klauss Viana entre outros; visa relacionar o corpo brasileiro que flui, ginga, pulsa e pontua com a identificação e expressão através de seus ritmos, passos, ritos, simbolos, danças e brincadeiras populares.

Tem como objetivo ampliar e investigar novas possibilidades e qualidades de movimentos, e possibilitar o encontro com o movimento autentico, a partir da consciencia corporal aliada a movimentos oriundos das brincadeiras populares, repertório pessoal e movimentos das danças populares brasileiras.

Tem a formação em dança clássica pela Escola Paulista de Dança, Dança Contemporânea (Faculdade Paulista de Artes / Estúdio Nova Dança / Espaço Crisantempo / oficinas e workshops no Centre Coreografic de Montpellier, entre outros), alem de graduada no curso de Artes Cenicas da Universidade São Judas.

Já atuou na Cia. de Artes do Baque Bolado, além de passar por grupos como Cupuaçu, Kamberimbá, Abaçai – Balé Folclórico do Estado de São Paulo e RODAGIRA (SP) e Cia. Aérea de Dança (RJ), com os quais representou o Brasil em festivais na França e Espanha nos anos de 2003, 2004 e 2005.

Atualmente fortalece sua pesquisa e vinculos com as comunidades de pesquisa, ministra aulas de dança em projetos da prefeitura, ongs e espaços culturais, faz a preparação corporal da Cia Mundo Cenico, além de participar do Coletivo Teatro da Mentira.