Acontecem em Sorocaba, durante os dias 9, 10 e 11 de Novembro, o II Fórum Paulista de Agroecologia e o VI Encontro da Articulação Paulista de Agroecologia.

Núcleo de Agroecologia Apete Caapuã – Estudantes de Biologia e Engenharia Florestal da UFSCar Sorocaba.

A Agroecologia, ciência emergente no cenário nacional e mundial, traz alternativas viáveis aos pequenos produtores rurais e mostra caminhos para a sustentabilidade ambiental no meio rural. O Núcleo de Agroecologia Apete Caapuã teve início em 2009, a partir de demanda de estudantes de Biologia e Engenharia Florestal da UFSCar Sorocaba, como grupo de estudos e práticas em agroecologia executando projetos de extensão.

Em 2010, o grupo foi contemplado por edital, que previa a formação de um Núcleo de Agroecologia, reforçando a atuação também junto a parceiros da região com agricultores familiares e assentados da reforma agrária. Diversos projetos e editais ligados à Universidade têm apoiado as ações do Núcleo e com isso tem sido realizados atividades como os grupos de estudo, eventos como I Semana de Agroecologia e I Fórum Articulação Sorocabana de Agroecologia, Abril Vermelho, além de projetos de extensão universitária e cursos de capacitação para professores.

A Articulação Paulista de Agroecologia (APA), tem como principal objetivo fortalecer e intercambiar experiências agroecológicas na agricultura familiar. Esta articulação envolve dezenas de organizações no estado de São Paulo e serve de referência para todo Brasil, já que conta com mais de 200 experiências agroecológicas, representando exemplos de sucesso na agricultura familiar e contribuindo para a afirmação da Agroecologia como base teórica, metodológica e técnica para o Desenvolvimento Rural Sustentável.

O VI Encontro da Articulação Paulista de Agroecologia pretende promover amplo debate, voltado para o meio científico e comunidade em geral, acerca de temas vinculados à Extensão Rural, Educação e Pesquisa em Agroecologia, avaliando suas premissas, dimensões e principais promotores no Brasil e no mundo, destacando o trabalho desenvolvido por instituições de ensino, pesquisa e extensão e organizações do terceiro setor atuantes em nosso país, contribuindo para o avanço no sentido de inovações tecnicas e científicas para a Transição Agroecológica dos sistemas de produção.

Confira a programação completa, inscreva-se e participe, seguindo o link abaixo para o site oficial dos encontros:
 http://apetecaapua.wix.com/forum#!