Estudo: Luzes Urbanas alteram a Ecologia dos Solos

Pesquisa sugere que a presença das luzes de rua urbanas interfere substancialmente na ecologia de invertebrados rastejantes e insetos em geral. Cientistas estudaram quase 1.200 insetos e invertebrados em áreas sob e entre as luzes de rua na cidade de Helston, no Reino Unido.

Eles relatam na revista Biology Letters que os predadores invertebrados e os insetos necrófagos (que se alimentam de seres em decomposição) são os mais comuns perto das luzes, inclusive durante o dia. Isso implica que as luzes de rua influenciam a ecologia mais do que se pensava anteriormente.

Muito trabalho tem sido feito nos últimos anos para se enfrentar os efeitos que as luzes de rua podem ter sobre as populações locais e transitórias de insetos – particularmente aqueles que podem voar e têm habilidades significativas de exploração dos espaços. Mas os efeitos da iluminação urbana nas comunidades de invertebrados do solo permanecem vastamente sem solução.

Thomas Davies e seus colegas da Universidade de Exeter, montaram 28 armadilhas de insetos em Helston, algumas abaixo das luzes de rua, e outras em regiões escuras intermediárias entre os postes, durante um período de três noites. A equipe descobriu que, em geral, um número maior de animais ficava preso nas armadilhas próximas às luzes.

Mas as proporções relativas de insetos predadores e carniceiros, como besouros, foram significativamente maiores, sendo encontrados em proporção elevada perto das luzes artificiais – mesmo durante o dia. “Este estudo parece indicar que os efeitos transitórios do período noturno sobre o comportamento dos animais estão realmente sendo transportados para as preferências de habitat dos animais também durante o dia”, afirmou o Dr. Davies.

“É incrível há quanto tempo estamos usando iluminação pública e artificial, e como pouca investigação tem sido feito a respeito do impacto dessas luzes sobre o meio ambiente”. O Dr. Davies sublinhou que o estudo foi pequeno e as suas conclusões preliminares, mas que convidou outros estudos futuros a uma análise mais abrangente dos efeitos ambientais.

O estudo pode ter grandes implicações nas mudanças ecológicas de áreas urbanas e suburbanas.

“Invertebrados no Reino Unido pelo menos, estão passando por uma espécie de crise de biodiversidade já há algum tempo – e eles são muito importantes para uma série de serviços ecossistêmicos, como polinização e decomposição de matéria orgânica”, explicou.

“Assim, o impacto da iluminação pública em comunidades de invertebrados pode ser muito, muito importante, podendo se tornar realmente problemática, mas nós simplesmente não sabemos no momento de qual maneira isso pode ocorrer – por isso, precisamos aprofundar as pesquisas”, conclui o Dr. Davies.

Produção: Central de Notícias Casa Jaya

Fonte: BBC News

Contato: noticias@casajaya.com.br