Mês do Xingu: Fórum-Debate - 15 de Agosto

 

Data: Segunda-Feira, 15 de Agosto de 2011
Horários: 18h45 às 19h30 – Exibição Audiovisual
1ª parte do Fórum-Debate: 19h30 às 20h30
2ª parte do Fórum-Debate: 21hs às 22hs
Contribuição Espontânea

Casa Jaya: Rua Capote Valente, 305 – Pinheiros, São Paulo – SP

Acompanhe a transmissão online a partir das 19h30:
www.casajaya.com.br/aovivo

 

USINA DE BELO MONTE: Desenvolvimento para quem?


Há pouco mais de 20 anos sendo alvo de debates diante de tantas irregularidades e inviabilidades, a Usina Hidrelétrica de Belo Monte, conseguiu em 01/06/2011 sua licença de instalação, mesmo com parecer desfavorável da comissão técnica do IBAMA, a própria instituição passou por cima de seus relatórios científicos para uma decisão política…

Portadora de 11 ações da promotoria pública e com 40 pareceres científicos contestando sua inviabilidade, Belo Monte está sendo considerada a maior obra do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) do Governo Federal.

Ineficiente do ponto de vista energético, economicamente inviável e estrategicamente desnecessária, a Usina de Belo Monte irá impactar gravemente o ecossistema local e toda a região banhada pelo rio, além de gerar gases do efeito estufa em épocas que o mundo se volta para a importância da redução dos gases que contribuem para o aquecimento global. A construção dos canteiros de obras no local onde será construída a usina hidrelétrica já está gerando graves problemas sociais.

Os direitos humanos, o debate com as populações afetadas, os pareceres científicos e a opinião pública estão sendo claramente ignoradas por aqueles que ¨nos representam¨.

A busca por alternativas energéticas não tem sido a pauta do Ministério de Minas e Energia e contrariamente a isso, alternativas poluentes, impactantes e de auto custo econômico, social e ambiental tem ganhado destaque nas decisões da política energética do país.

Diante deste cenário, o Movimento Brasil pela Vida nas Florestas e a Casa Jaya convidam a todos para participarem presencialmente ou pela internet do Fórum-Debate.

O Fórum-Debate surge como uma ferramenta de comunicação-educativa e reflexão coletiva, que objetiva compartilhar informações e fomentar a criticidade da população brasileira acerca de uma questão que lhes afeta diretamente.

Compareça a esta rede cooperativa para que, juntos, façamos falar a voz do povo!

 

Convidados:

Aline Arruda (Advogada ambiental)
Verena Glass (Jornalista – Xingu Vivo)
Sanny Kalapalo (Etnia Kalapalo – Pró-Xingu)
Célio Bermann (Professor da Pós graduação do Instituto de Eletrotécnica e Energia – USP)
Rodrigo Guim (Ecólogo e Antropólogo)
André Amaral (Biólogo, Mestre em Ciências Ambientais)
Flávia Cremonesi (Bióloga e Designer em Sustentabilidade e Permacultura)

 

 

Veja aqui o video do Fórum-Debate gravado em 08/08!