A Metamorfose das Plantas de Goethe: Uma Introdução à Consciência Ecológico-Imaginativa

A Metamorfose das Plantas de Goethe:
Uma Introdução à Consciência Ecológico-Imaginativa

 

A obra goethiana A Metamorfose das Plantas representa um marco não só para o surgimento da biologia como disciplina científica no século 19, influenciando cientistas como Humboldt, filósofos como Hegel, artistas como Cezanne e escritores como o brasileiro João Guimarães Rosa, mas também fornece as bases metodológicas para a emergência de uma nova postura fenomenológica, cujas implicações podem vir a ter um profundo impacto na educação ambiental contemporânea. Tal abordagem goetheanística é baseada numa observação precisa que não se vale somente de uma análise “objetiva” do fenômeno, mas sim o recria num ato de imaginação.

A natureza é então vivenciada como um significado, uma linguagem dinâmica. Nessa palestra de introdução ao Curso Biologia Goetheanística, iremos retratar como nossa relação com a natureza é determinada pela compreensão dessa linguagem. O uso prático da imaginação se torna, portanto, uma atividade ecológica.

 

O Curso será ministrado pelo biólogo João Felipe Toni, pesquisador da Seção de Ciências Naturais do Goetheanum em Dornach, Suíça.

 

Data: 31 de Janeiro de 2017 (Terça-feira)
Horário: Das 20h30 às 22hs
Investimento: R$20 antecipado (link abaixo) / R$30 no dia
Link para Pagamento: https://pag.ae/bhgJtd3

 

Palestrante: João Felipe Ginefra Toni
Formado em Ciências Biológicas (Bacharelado e Licenciatura) pela USP, estágio de especialização em Botânica e Morfologia Goetheana no The Nature Institute, Ghent NY -EUA, sob orientação do biólogo e diretor Dr. Craig Holdrege.

Desde então realiza pesquisas e projetos educacionais sobre fenomenologia, morfologia vegetal e conscientização ambiental.

A partir de 2011, tornou-se pesquisador da Seção de Ciências do Goetheanum, em colaboração com o Programa de Pós-gradução em Ecologia da Universidade da Basileia, Suíça e do Jardim Botânico Real de Edimburgo, Escócia.

 

Essa palestra tem como objetivo apresentar os temas que serão trabalhados com maior profundidade no curso dos dias 4 e 5 de fevereiro no Sitio Maracanduva.

Segue link do evento para maiores informações: facebook.com/events/1224199427668047