Núcleo da Vida - Encontro com Suely Carvalho

Encontro com Suely Carvalho, parteira tradicional

Data: 28/08/2012
Tema: O primeiro direito do ser humano: Nascer bem

 

A parteira Suely Carvalho irá nos falar sobre a repercussão e a importância do nascimento em nossas vidas e sociedade.

A tradição das parteiras nos transmite a compreensão de que para recriarmos um novo mundo, é necessário ressignificar o parto com a consciência de que nascer bem é o primeiro direito do ser humano. Na concepção das parteiras tradicionais, a gestação e o nascimento são processos sagrados da experiência e da vida humana.

Nesse novo tempo, recebemos a missão de dar a luz à um ser e à um novo mundo, onde homens e mulheres entregues ao amor e ao respeito oferecem um terreno fertil aos filhos e filhas desta Terra.

“O útero é a matriz da humanidade, todo ser humano passou por dentro de uma mulher, É preciso que agente dignifique a vida como um milagre”.

– Suely Carvalho, parteira tradicional

 

Suely Carvalho: Parteira Tradicional há 34 anos, herdou a Tradição das suas bisavós e avós. Possui formação em enfermagem. Fundou a ONG C.A.I.S. do Parto com sede em Olinda-PE em 1991 e a Rede Nacional de Parteiras Tradicionais em 1996. Atende parto natural no domicílio, conduz a Roda de Casais Grávidos semanalmente em Olinda, preparando os casais para o parto. Realiza cursos de Doulas e Instrução de Parto Natural no Domicílio. Desenvolve a Trilha das Parteiras Griôs, para o turismo com base comunitária. Como mestra Griô, trabalha com crianças e jovens nas escolas, abordando temas como: a ancestralidade, sexualidade, prevenção das DSTs, HIV e gravidez precoce.