O Fogo das Histórias

O Fogo das Histórias
(Um mergulho poético na arte de narrar)

Desde tempos imemoriais, nas mais diferentes culturas, as pessoas se reuníam ao redor do fogo para contar histórias e com isso eram transmitidos os ensinamentos, a ética, a filosofia e a poesia através das gerações e através dos séculos. Com a chegada da televisão testemunhamos um sumiço dos contadores de histórias, porém isso não fez com que sua importância diminuísse, e sim a sociedade declinasse, perdesse seus valores e mergulhasse num consumismo que parece sem volta.

Esse curso é o acender dessa chama interior do Contador de Histórias, através de exercícios de escuta, oralidade, de rima, de imagens, metáforas, da divisão das histórias e muitos outros o curso busca despertar um interesse pela arte de contar e abrir espaço para experimentações para que cada um descubra o seu contador de histórias.

Em um dos encontros haverá um contador de histórias convidado pra discutir a experiência com a turma, a ideia é que saindo desse encontro todos saíam inspirando e expirando narrativas.


Primeiro Encontro: Contando a História de vida 

-Apresentação de si e do curso + 1 história curta 

-Os participantes se sentam em dupla onde cada um tem 5 minutos a sua vida para o outro, após esse tempo, se inverte e quem ouviu conta e quem conta ouve.

Todos voltam ao grupo e cada pessoa conta a história do outro.

Em seguida se discute a experiência 

– Discussão sobre o filme,livros e referências que cada um tem do contador de histórias. 


Segundo Encontro: No mistério das histórias

Contarot de Histórias

O Contarot de Histórias é um trabalho que nasceu no ano de 2019 e estreou no Sesc Pinheiros e em seguida na Flip, nele é jogado o Tarot de forma coletiva e os participantes fazem perguntas, pra cada pergunta se tira uma carta e pra cada carta tem uma história. Esse será o momento de perguntas dos participantes onde eles poderão fazer perguntas e essas serão respondidas através das histórias. 

– Divisão em 3 grupos e escolha das 3 histórias

– Conteúdo e exercício do carrossel das histórias, divisão da história em 8 pelos grupos.

-Como passar a história com os sentidos  Nesse exercício as pessoas deverão aproveitar a 8 partes da história e preenche-la com um sabor a mais, os sentidos. Um verdadeiro contador de histórias sabe fazer com quem ouve sinta o gosto da história, escute-a, teteie-a cheire-a.


Terceiro Encontro: O Contador mora em mim

Conversa sobre o último encontro 

– A função do contador em diversas culturas e no mundo hoje 

Dirigindo e contando: Nesse exercício final as pessoas se dividirão em duplas, onde uma será a diretora e a outra a contadora, juntas elas devem pesquisar uma história pra cada um e nesse processo um dirigirá o outro na sua história que será apresentada.

– Pesquisa da história que cada um irá contar 

DATA: 11 e 25/11 e 09/12
HORÁRIO: Das 19:30 às 22:00
VALOR: R$ 180,00 COMPRE AQUI