Oficina de Atuação Teatral com Montagem de Peça

:::Núcleo de Teatro – Estúdio Terra Forte & Casa Jaya:::
Oficina de Atuação Teatral com Montagem de Peça

Aprendizagem e aprimoramento do trabalho de Atuação Teatral, assumindo a turma de estudantes como co-criadores da peça de teatro a ser encenada pelo grupo formado.

Os propósitos temáticos de criação da peça do Núcleo de Teatro, farão interface com as missões do Terra Forte e da Casa Jaya, que trabalham em prol do desenvolvimento integral do ser humano, estabelecendo mediação entre o ambiente interno e externo de cada indivíduo, facilitando o contato consigo mesmo nos aspectos físicos, mentais e espirituais. Neste sentido, também integram formas de livre-expressão, como música, teatro, audiovisual e dança.

  • A dramaturgia será escolhida ou criada especificamente para os atores que formarem a turma.
  • O treinamento se desenvolverá a partir da transformação do texto em fala, usando como recursos o conhecimento, o estímulo e o uso consciente da sensação e da emoção no trabalho do ator; na busca pelo gesto mínimo e essencial.
  • A respiração será explorada pesquisando “modos de impressão” para o uso da voz, em sintonia com o corpo e a serviço da linguagem proposta.

Teaser da peça de conclusão da Turma de 2014

Essa atividade foi cancelada.

 

 

Conteúdo

1 – Sensação no Trabalho do Ator: Os alunos atuarão como atores criadores, orientados pelo professor-diretor, que proporá investigações sensoriais acerca de possibilidades cênicas para a obra dramatúrgica escolhida para a turma.

2 – Emoção no Trabalho do Ator: Aprimoramento do estado cênico de consciência expandida, psíquica e corporal, para a flexibilização e ampliação do repertório sensorial, emocional e da capacidade de ser livre em cena, buscando a atuação Comprometida Emocionalmente. Serão exploradas a relação espacial, interna e externa, do ator a partir do corpo, a Improvisação Dirigida, a partir da obra dramatúrgica escolhida para a turma.

3 – Texto Cênico: Escolher um texto dramatúrgico ou escolher um texto dramatúrgico que possibilite a exploração do potencial criativo e expressivo da turma formada para a Oficina. Instrumentalizar o estudante para desenvolvimento de sua dramaturgia pessoal, cênica e escrita, ampliando a perspectiva de sua atuação e de sua consciência crítica e reflexiva sobre a mesma. O aparato teórico, tal qual leituras orientadas surgirão na medida em que forem essenciais à elucidação de tais conceitos e maior apropriação dos mesmos.

4 – Como Tirar o Texto do Papel e Transformar em Fala: Propor ao ator uma total e completa sintonia com o texto (seus silêncios, suas pausas, seus movimentos internos). Investigar a utilização da respiração com o intuito de imprimir sentimentos/sensações, ou seja, o uso da VOZ como instrumento propulsor de emoções e elemento catalizador do imaginário do público. A partir de diversos exercícios serão explorados modos não usuais na fala cotidiana, que deverão ser utilizados pelo ator em conjunto com o gestual em busca de uma sintonia entre voz e corpo – elementos imprescindíveis na condução/narração da escritura dramatúrgica.

Todo o treinamento tem seu foco na improvisação de situações, no comprometimento emocional, na construção de cenas, na utilização consciente do corpo e da voz e em técnicas de respiração. Tem também, como ferramentas complementares, o estudo de textos, filmes, peças, a meditação ativa, o auto-conhecimento e a dança-livre.

SAIBA MAIS SOBRE “O SER EM CENA”

 

Teaser da Peça Fando e Lis, conclusão da Oficina de 2015

 

 

Essa atividade foi cancelada.

 

Atenção: não há exigência de formação prévia ou qualquer tipo de pré-requisito. Nosso método atende às expectativas tanto de atores profissionais quanto de atores iniciantes.

Para maiores informações, entre em contato conosco através dos telefones 2503-8550 ou 7883-1784, ou envie um e-mail com sua dúvidas para comunicacao@estudioterraforte.com.br
Momentos do processo de criação da peça Elogio, em sala de Ensaio:

 

O Estúdio Terra Forte se reserva o direito de, caso não obtenha o número mínimo de inscrições, cancelar a realização do curso. Neste caso os valores já pagos serão integralmente restituídos. O aluno poderá optar também por manter o crédito referente ao valor pago, à fim de realizar o curso em nova data. Uma vez iniciado, o curso não mais será cancelado, a não ser por motivos alheios ao controle da administração desta escola.