Oficina de Carimbó + Show Amazônia Origens

Oficina de Carimbó + Show Amazônia Origens

Oficina de Carimbó + Show Amazônia Origens
Marcelo Nakamura, Dj’s Carol Tucuju (Amapá) e Carol Blois (Pará)

A Casa Jaya juntamente com as produtoras Carol Blois e Garcia lançam o primeiro evento de uma série de edições do Festival Origens, que ocorrerá em agosto de 2019. O Festival Origens convida o público a compartilhar da cultura das origens brasileiras de maneira a conectá-los às mais diversas vivências do Brasil. A sua primeira edição promoverá a cultura amazônica em diversas experiências que irão desde a música regional, até oficinas de danças típicas e gêneros musicais, entregando um envolvimento sensorial ao público, que irá conhecer e mergulhar na cultura amazônica e degustar de produtos locais.

Dia:
15 de junho de 2019

Horário:
Oficina de Carimbó:
18h00 às 20h00
Oficina de Carimbó e percussão:
20h00 às 22h00
Discotecagem DJ Carol Tucuju e Carol Blois

 

PROGRAMAÇÃO

  • OFICINA DE CARIMBÓ E PERCUSSÃO: 18h00 ÁS 20H00

A oficina será ministrada pelo músico e compositor Marcelo Nakamura e convidados. Músico e compositor Marcelo Namakura, paraense que mistura samba, maracatu, carimbó, beiradão, se inspira nas mais diversas formas de expressões artísticas sempre com raízes no norte do Brasil. Naka trará para a oficina marácas, curimbó e banjo e toda sua vivência e conhecimento nesse movimento cultural paraense.

A oficina vai abordar a história do gênero musical carimbó com os instrumentos típicos do gênero e também será ensinada a dança que acompanha o batuque com utilização das saias rodadas.

Mais do que um gênero musical paraense, o Carimbó é uma das manifestações mais representativas da cultura amazônida. Segundo alguns pesquisadores, as contribuições da cultura indígena e africana no Pará formaram as raízes do ritmo, que já teria mais de 200 anos de história.O Carimbó era e é tocado até hoje com o tambor deitado no chão e o músico sentado em cima para batucar com as mãos, instrumento esse chamado de curimbó, que deu origem ao nome atual da música e a dança. Também faz-se uso de maracás e flauta no acompanhamento da música.

  • DISCOTECAGEM ORIGENS AMAZÔNICAS: 20h00 às 22h00

DJ’S Carol Tucuju e Carol Blois

Após a oficina do carimbó iremos festejar a dançar e aplicar tudo que aprendemos na pista do salão, ao som de carimbó, cumbia, lambada, brega e muito som vindo do norte.

DJ nascida na beira do rio Amazonas no estado do Amapá, Carol Tucuju que comanda a festa Maniva em São Paulo possui uma pesquisa sonora nos ritmos amazônicos, resgata a cultura amazônida nas festas de São Paulo.

A DJ Carol Blois fará uma discotecagem 100% com vinil trazendo discos de resgate popular indígena e musica popular do Pará como, Raízes Caboclas, Nilson Chaves, Pinduca, entre outros e também fará um set com muita música brasileira e swingada.

Ingressos:
R$ 30,00 via Sympla.
Compre aqui!

Alunos(as) de aulas de dança da Casa Jaya tem desconto especial, valor do ingresso R$20,00 – direto em nossa recepção.

Ingressos no dia apenas em dinheiro e está sujeito à disponibilidade.
Caso não queira participar da oficina, é possível vir apenas curtir a discotecagem!

Evento no Facebook: https://www.facebook.com/events/293293204953032/permalink/293343934947959/?notif_t=feedback_reaction_generic¬if_id=1558662483458520

Atenção! Você está vendo uma publicação de um evento que já aconteceu.
Acesse a nossa página inicial ou navegue pelo menu do site para conferir nossa programação atual.