Oficina de Coco de Toré

Oficina de Coco de Toré

É com alegria e pedindo licença aos nossos ancestrais que convidamos a todos que tenham interesse de conhecer a cultura popular afro-ameríndia para esta prática de Coco de Toré.

Vivência com danças circulares afro-ameríndias. Contação de estórias e vivências práticas que vão revelando aspectos sagrados desses “bailados de obrigação” que se praticam em sentido anti-horário e que são em sentido anti-horário por motivos espirituais. Que aos poucos ao longo das conversas e depois, nas práticas, do toré, da ciranda e do coco, vamos juntos desvendando um por um desses motivos ocultos que tornam essas danças tão guardadas por praticantes em seus terreiros e salões sagrados. Ao mesmo tempo que é alvo do interesse e da curiosidade de um número cada vez maior de não índios e não praticantes.

Ministrante: Nilton Jr. (Coco de Toré Pandeiro do Mestre)

Conteúdo programático:

1 – A TRAJETÓRIA DO COCO DE TORÉ PANDEIRO DO MESTRE e a experiência de trabalhar uma música com referências indígenas e de folguedos populares de Pernambuco. Ou, o que é ser músico contemporâneo e fazer música com influência de nossas culturas ancestrais;

2 – O MISTÉRIO DA DANÇA CIRCULAR ANTI-HORÁRIA. O toré, o coco, a ciranda e danças rituais afro-indígenas praticadas em salões sagrados da Jurema, e da Umbanda;

3 – PRATICANDO O VERSO IMPROVISADO. Técnica de desenvolvimento da arte de fazer versos de improviso;

4 – VIVENCIANDO O CÍRCULO ANTI-HORÁRIO. Prática das danças e suas toadas, toantes e loas.

Público: músicos, dançarinos, estudantes, pesquisadores e interessados em geral.
Data: Domingo, dia 30 de novembro de 2014
Horário: Das 14 às 18hs
30 vagas
Investimento: R$ 100
Inscrições até 30 de novembro ou término das vagas
Para se inscrever:

1- Depositar e preencher ficha de inscrição até dia 25 de novembro e enviar recibo por email (isso que garante a sua vaga na oficina)

2- Solicitação de dados para deposito e ficha de inscrição pelo email producaopedeamora@gmail.com

IMPORTANTE: AS VAGAS SÃO LIMITADAS, então será pela ordem daqueles que depositarem, enviarem comprovante e ficha de inscrição.