Foi provocando as pessoas a tocarem em minhocas – grandes responsáveis pelo processo de compostagem caseira – que Julio Avanzo e Pedro Eterovic, do espaço-vivo Casa Jaya, deram início à oficina de compostagem, que aconteceu no dia 22 de Janeiro, no Planeta no Parque.

A dupla de especialistas prendeu a atenção do público durante a atividade e tirou uma porção de dúvidas sobre o assunto. “Nossa, não sabia que podíamos colocar caixas de pizza nas composteiras. Achei que o processo só dava certo com restos de alimentos”, disse a estudante Thays Azevedo, enquanto Julio explicava que qualquer tipo de lixo orgânico, picado em pedacinhos, pode ser depositado nas composteiras.

“Tudo pode ser aproveitado. Cascas de frutas, borra de café, saquinhos de chá, jornais e, se vocês querem saber, até papel higiênico usado. Mas aí o processo precisa ser feito separadamente e é meio nojento também, então, deixa pra lá”, brincou Julio.

Assista, no vídeo abaixo, o depoimento que ele deu para o Planeta Sustentável, durante o Planeta no Parque, falando um pouco mais sobre o processo de compostagem e, também, sobre outras atitudes que podemos adotar no dia-a-dia para ajudar o planeta. (Débora Spitzcovsky)