Oficina de Dança Afro-latina e Percussão

Oficina de Dança Afro-latina e Percussão
com a Escola Aberta de Dança do Candeal (Salvador-BA)

A Escola Aberta de Dança do Candeal foi fundada no ano 2012 em Salvador-BA, pela professora de dança Beatriz Lagos e o músico José Izquierdo, com o objetivo de trabalhar com a comunidade do Candeal o ensino das danças de matrizes africanas. As aulas são realizadas nas sedes das associações locais e nos espaços de convivência pública, como praças e ruas. Seus fundadores acreditam que a arte deve estar nas ruas e fazer parte da vida das pessoas.

Valorizando a riqueza rítmica e corporal da cultura africana e a presença desta na América, a escola realiza aulas de Dança Afro brasileira, Dança Afro-latina e Dança Africana (Senegal) para crianças, jovens e adultos.

O Projeto “Escola Aberta de Dança do Candeal Itinerante” pretende levar a outras cidades do Brasil o trabalho desenvolvido no Candeal, trabalho marcado pela sua singular criação corporal sobre os ritmos tradicionais afro-latinos e o estudo e ensino do desenvolvimento das danças populares que estão em constante recriações em Salvador.

Data: 12 de Setembro de 2014
Horário: Das 15 às 16h30
Valor: R$60


Oficineiros:

José Izquierdo
Estudou flauta transversal no Conservatório da Universidad de Chile, Pedagogia em Música na Universidad Metropolitana e Especialização em Educação Musical Escolar na Universidad de Chile. Realizou estudos de percussão em Cuba, Chile, Perú, Bolivia e Brasil (Rio de Janeiro e Salvador) e India. Atualmente é professor de percussão das Escolas de Música do Olodum, Pracatum e Diretor Musical da Escola Aberta de Dança do Candeal.

Beatriz Lagos
Estudou dança na Universidad de Chile, Especialização em Educação Musical escolar na Universidade do Chile. Realizou estudos em Cuba, Chile e Brasil (Rio de Janeiro e Salvador). Realiza investigação sobre as danças afro brasileiras na Fundação Pierre Verger, Salvador-BA e é fundadora e professora da Escola Aberta de Dança do Candeal.
Conteúdos:

OFICINA DE PERCUSSÃO
– Ritmos Afro cubanos, proposta rítmica para a criação corporal
– Estudo das batidas dos blocos afro baianos

OFICINA DE DANÇA
– Estudo sobre a corporalidade nas danças tradicionais Afro Cubanas
– Danças dos blocos Afro da Bahia, passos em constante desenvolvimento

 

 

Inscrições e informações: Clarice Marcon – marconclarice@gmail.com – (11) 942223134