Oficina Mimosas Flores

Oficina Mimosas Flores

A partir do universo musical e do imaginário infantil, a oficina Mimosas Flores visa semear os primeiros conceitos da música, tendo como princípio a sensibilidade artística nas crianças. O curso oferece um método de ensino vivencial, inspirado nas quatro estações do ano e tudo o que elas nos proporcionam. Além da música, as crianças passam pelas experiências da contação de histórias, do teatro e jogos em grupo, estimulando a imaginação, a auto compreensão e o contato com as forças da arte e da natureza.

Esta atividade foi cancelada!
Inscrições e Mais Informações: oficinamimosasflores@gmail.com – Bruna 98742.1111 ou Marie 99468.3015 

Através das diferentes fases do ciclo anual, os alunos começam com a expansividade do Verão, onde a vibração calorosa leva a brincadeiras e movimentos. Em seguida, o Outono, que traz a experiência do vento que sopra as sementes para a terra, trazendo transformação. As noções de recolhimento e reflexão vêm no Inverno e, por fim, o florescimento e renovação trazidos pela Primavera.

Partindo do encontro com suas próprias emoções e memórias, as crianças passam pelos instrumentos metálicos (verão),  de percussão (outono), de sopro (inverno) e de sons variados (primavera), num percurso pedagógico que respeita a expansividade criativa infantil.

O lúdico é utilizado com a finalidade de desenvolver a sensibilização na criança, dando-lhe a oportunidade de reconhecer a natureza, com seus ritmos e ensinamentos, estimulando-a a ouvir e replicar as sonoridades escutadas. A partir disso, reconhecer a si mesma, desenvolvendo sua capacidade de expressão, comunicação, interação com um grupo, autoestima etc.

Baseada no livro antroposófico A história feliz do Jóca-Sopra aprendiz, a musicista Marie Gabriella montou este curso para faixa etária de 4 a 7 anos, baseada no processo de florescimento interno e externo que a criança passa, trazendo para o mundo uma cor e um perfume específicos, manifestados através da criação e expressão de alguma arte. Ao invés de compreendê-la racionalmente, vivenciam este método de forma orgânica e interna, facilitando a compreensão intelectual num segundo momento.

Esta atividade foi cancelada!

Conteúdo:

Aprendizado e vivência interligando a natureza e arte: músicas, imagens, cenário da sala de aula, livros, contação e sonorização de histórias;

– Apresentação de instrumentos variados;

Exercícios musicais, artísticos em geral e corporais: escuta, canto, brincadeiras, colagem, pintura, dobradura, criação de instrumentos, artes cênicas, massagem , linguagem corporal, entre outros.

 

 

Marie Gabriella é musicista, intérprete e professora de música. Passou tanto por mestres acadêmicos como Leila Sugahara, quanto pelos métodos da Pedagogia Waldorf, da qual é estudiosa. Há seis anos dedica-se a aulas de violão para crianças e adolescentes e aulas de musicalização para alunos particulares, individuais e em grupos.No momento, desenvolve seu terceiro álbum, Primavera, onde haverá participação de crianças. Para ela, trabalhar ao lado delas renova suas energias e desperta seu amor pela vida e pela arte.

 

Bruna Iksilara é atriz, percussionista e educadora. Como atriz, atua em séries e comerciais para televisão e dá aulas de jogos teatrais para crianças na Escola Lumiar.  Como percussionista, estudou percussão popular no Conservatório Souza Lima e na Universidade Livre de Música(Centro Tom Jobim) e atualmente  dá aulas de ritmo em grupo e particular e toca música de brincar para crianças. Ao lado de Marie Gabriella, desenvolve a Oficina Mimosas Flores e toca semanalmente na banda do Grupo de Estudos de Evolução da Consciência.

 

Esta atividade foi cancelada!