O Clown Dentro de Mim?!

 

O Curso

A oficina é uma introdução a linguagem poética do clown (palhaço). Tem como objetivo fazer com que cada aluno encontre um clown dentro de si. Nessa jornada o aluno entra em contato com o seu lado infantil e ridículo e descobre sua maneira particular de fazer o público rir. O curso direciona-se para atores, performers ou curiosos de um modo geral. Através de jogos, exercícios e improvisações o aluno aprende como a menor máscara do mundo (o nariz vermelho) se relaciona com o público e com a vida.

 

A Técnica

 O clown é uma figura desastrada, que vive de imprevistos. Não faz o público rir quando vem ao palco para mostrar que canta muito bem uma canção, mas quando, acidentalmente, demonstra que não consegue cantá-la. Através da falha o clown se revela inteiramente humano. O público se diverte e ri quando sensibiliza com a tragédia humana de um clown.

Não há uma fórmula para clowns, cada ator descobre sua maneira única de fazer o público rir. O contato com a platéia é fundamental nesta linguagem, já que a reação desta influencia diretamente o número apresentado. O nariz vermelho revela e ressalta no ator suas fraquezas, tragédias e seu lado ridículo.

Inscrições abertas!

As vagas são limitadas

Inscreva-se

 

Data de Início: 18 de Março
Data de Término: 8 de Julho
Datas e Horários: Sextas-feiras, das 10 às 13hs
Valor: R$ 200 (mensais)
Facilitadora: Joana Barbosa
Vagas limitadas! 

 

 

Conteúdo Programático

  • Relação ator e máscara
  • Investigação do clown individual: construção do tipo físico, andar, gestos e ações
  • Triangulação: relação clown/platéia
  • Improvisação
  • Cumplicidade em jogos grupais: a escuta
  • O clown e os objetos
  • O imprevisto
  • A habilidade particular do clown
  • Entrada e saída do palco
  • Figurinos de clowns

 


Participantes

Atores, bailarinos, clowns ou interessados em aprender a linguagem.

 

 

Sobre Joana Barbosa

Atriz, psicóloga, clown e arte-educadora. Especializou-se no método de Jacques Lecoq de Teatro Físico em Londres, como aluna bolsista, na London International School of Performing Arts. Estudou com grandes nomes do clown e teatro físico como Thomas Prattki, Phillipe Gaulier e Bete Dorgam. Como clown já se apresentou em cabarés, centros comunitários e festivais no Brasil e na Europa como “Festiclown” na Espanha e “Fringe Festival” em Edinburgo, Escócia. É integrante da Companhia de rua Pequeno Circo Lúdico com a qual se apresentou nas ruas de Londres e Barcelona e da Cia Internacional Clowns at Work com a qual se apresentou em Barcelona e Edinburgo.Como arte educadora, lecionou teatro para crianças e adolescentes e para adultos conduziu os workshops: “O ator físico” (Casa de Ensaio, Campo Grande-MS); “O teatro físico de Jacques Lecoq : um novo olhar à diferentes dinâmicas da vida.” (Centro de Movimento Deborah Colker/Cia de Teatro Contemporâneo, Rio de Janeiro-RJ) e “O clown dentro de mim?!” (Casa Jaya, São Paulo-SP /Centro de Movimento Deborah Colker). Atualmente reside na cidade São Paulo onde trabalha como atriz, clown e arte educadora.

 

 

Contatos

Joana Barbosa
Telefones: (11)6185 2848 / (11)3628 3383
Email: oficinaoclowndentrodemim@gmail.com