Oficina Samba de Coco com Renata Rosa

Oficina Samba de Coco com Renata Rosa

Essa atividade foi cancelada!

O Samba de coco é uma tradição do Nordeste do Brasil que reúne música, dança e poesia. Sua origem encontra-se na construção das casas de taipa (com madeira e barro) no meio rural. Por ocasião da construção de uma casa, o futuro proprietário convidava toda a comunidade para o trabalho. Depois de erguida a casa, era chamado um cantador de coco para cantar dentro da casa onde havia sido espalhado barro pelo chão. Enquanto o coquista cantava, os demais respondiam aos cocos e dançavam sobre o barro até que ele ficasse liso e plano. Assim era construído o piso da casa.

Dessa prática originaram-se os trupés do samba de coco, os passos percutidos cuja função, além da própria brincadeira, era tornar o piso de barro liso e uniforme. Atualmente o samba de coco é uma brincadeira do meio rural nos estados de Sergipe, Alagoas, Pernambuco e Paraíba comum durante os festejos da época de São João ou por comemoração da colheita da mandioca e do feitio de farinha, nas casas de farinha.

Esta oficina aborda a música do samba de coco, sua estrutura poética, a sua dança percussiva, seu ritmo e a relação entre esses elementos, integrando-os num fazer artístico e lúdico.

Os participantes devem estar disponíveis e em condições para o trabalho físico.

Material: roupas leves, saia rodada para as mulheres, calça leve para os homens, tênis ou sapatos baixos.

Público-alvo: músicos, atores, cantores, bailarinos, estudantes e público em geral.

 

 

Essa atividade foi cancelada!