Oficinas de Trabalho sobre Si - Esculpindo nosso Eu

Oficinas de Trabalho sobre Si – Esculpindo nosso Eu

Nossa mente tem tendências à agitação e ao torpor. Despreparada ela vive em constante agitação e na busca do entretenimento. Pensando sobre o passado, sobre o futuro, conversando com ela mesma a maior parte do tempo. Vivemos como se estivéssemos sonhando, com pouco contato com o “real”, com o “aqui e agora”.

Estamos voltados para o exterior, para o fazer, desempenhar, não cultivamos a introspecção, o aquietamento, conhecer o nosso ser. Nestas condições, a maior parte do que nos ocorre é inconsciente. Por conta de nosso desequilíbrio mental, passamos do humor eufórico para os estados deprimidos, do bom humor para a irritação, vivemos em constantes altos e baixos e buscando realizações condicionadas, que na verdade não são nossas.

Estamos identificados com as expectativas paternas e sociais, e assim acreditamos que precisamos ser bons filhos, pais, estudantes, profissionais bem sucedidos, namorados, amantes, e maridos exemplares. Se algo dentro destes projetos não vai bem nossa identidade pode desmoronar, causando confusão, tristeza e desespero.

Vivendo neste estado de confusão e agitação não compreendemos que são nossas ações as responsáveis por nosso sofrimento. Somente quando conhecemos nosso estado mental podemos ver o que é a felicidade que permanece, que é diferente daquela vivida em momentos de euforia, de conquistas transitórias.

As experiências de bem-estar e insatisfação são vividas em nossa subjetividade, e os acontecimentos externos podem ser melhor administrados quando compreendemos.

Com as técnicas adequadas, podemos desenvolver nossa capacidade de atenção, acalmar a agitação mental, e a partir daí, passamos a conhecer melhor nosso estado mental. Com uma mente clara e focada podemos nos controlar e conhecer melhor. Passamos a usar adequadamente nossa inteligência quando nossa mente está desintoxicada das agitações e das ilusões inconscientes. Assim podemos interromper a cadeia de comportamentos repetitivos que nos levam ao eterno sofrimento.

 

Datas: Quintas-feiras, de 7 de novembro à 19 de dezembro de 2013
Horário: Das 19h30 às 21h30
Vagas limitadas.
Valor: Duas parcelas de R$ 240,00 (duzentos e quarenta reais)
A primeira parcela deve ser paga no ato da inscrição, por depósito bancário, e a segunda no primeiro dia de aula com cheque pré-datado.

Informações e inscrições: rubensmaciel@rubensmaciel.com.br

Rubens de Aguiar Maciel é psicanalista, doutor pela Faculdade de Saúde Pública da USP.
Em seu trabalho utiliza os conhecimentos da psicanálise aliados à Psicologia Tibetana, que tem como principal ferramenta as práticas de Meditação Shamata e Vipassana.

 

www.rubensmaciel.com.br

www.rubensmaciel.com.br/oficinas