Entrada Gratuita!


Assuntos abordados:

  • Integração do conhecimento oriental com o Xamanismo, a Física Quântica e a Psicologia Transpessoal.
  • A utilização do sexto sentido (mediunidade e para normalidade) como ferramenta terapêutica otimizadora do processo evolutivo.

Alinhamento energético é uma técnica terapêutica baseada em conhecimentos oriundos de pesquisas desenvolvidas pelo xamã branco Aloysio Delgado Nascimento que pesquisou por 32 anos, dos quais 14 passou interagindo com tribos indígenas no Brasil. Ele era um sensitivo de grande percepção extra-sensorial, passou para outra dimensão em 2002 e deixou conosco este trabalho através de sua fiel escudeira Monica Oliveira.

Alinhamento Energético

 

Data: 26 de Maio

Horário: das 20h45 às 22hs

Facilitador: Ernani Fornari

 

ERNANI FORNARI

Minha inserção no universo oriental (especialmente no Hindu) começou em 1974 aos 18 anos, quando comecei a praticar Hatha Yoga com um amigo surfista, que foi também quem me apresentou a alimentação Macrobiótica. Posteriormente fui praticar Yoga com o saudoso Vitor Binot (quem se lembra da musica da Joyce, “Monsieur Binot” ?).

Dois anos depois, aos 20 anos, fui morar no campo, e a partir dalí, pude viver toda a vanguarda do movimento alternativo e aquariano brasileiro.

Fiz parte da geração dos “hippies de Mauá” (tive o primeiro restaurante natural de Visconde de Mauá, o “Céu da Boca”), morei em comunidades alternativas, morei em ashrams, fui aos primeiros ENCAs (Encontro Nacional de Comunidades Alternativas), ví nascer os movimentos naturalista, espiritualista e ecológico no Brasil, e fiz parte da primeira safra de produtores orgânicos do Rio de Janeiro, pois trabalhei por mais de 10 anos com apicultura e com agroecologia, e fui um dos fundadores e um dos diretores da pioneira (e extinta) Coonatura.

Paralelamente à isso, continuei desenvolvendo meus estudos e minhas práticas de Yoga e Vedanta, e sobretudo, sempre escrevendo muito. Assim, publiquei um dos primeiros livros de Agricultura Ecológica e um dos primeiros dicionários de Ecologia editados no Brasil (que foi lançado na Eco 92).

Aos 27 anos conhecí Swami Tilak, um monge hindu que havia dado, descalço e com dois panos enrolados no corpo, duas voltas ao redor do mundo sem ter ou pedir nenhum tostão a ninguém. Não pertencia nem havia criado nenhuma seita ou escola nem, como ele mesmo dizia, fundado nenhum “ismo”. Apenas estava nos lugares onde o levavam e alí ele distribuía seu Conhecimento e sua Sabedoria com total desapego, sem fazer questão de ter discípulos, fama ou alguma instituição dando suporte. Este ser especial, que faleceu um ano depois, iniciou-me em 1983 com o nome espiritual de Dharmendra, e desde então tem sido uma das minhas grandes referências não só dentro do universo hinduísta, como em relação ao meu próprio desenvolvimento pessoal/espiritual.

Em 1996, aos 40 anos, voltei para a cidade grande depois de 20 anos na roça, e (re)iniciei minha vida profissional com Yoga, Yogaterapia e com Ayurveda, e posteriormente, com Xamanismo.

Fiz formações profissionais em Hatha Yoga, Dakshina Tantra Yoga, Yogaterapia Integrativa, Massoterapia, Ayurveda, Renascimento, Reiki, fui professor em curso de formação de instrutores de Yoga (ABPY), e venho ministrando cursos e workshops de Massoterapia indiana, Renascimento, Meditação, Relaxamento e Respiração, paralelamente ao meu trabalho com Xamanismo.

Em 1998 iniciei minha inserção no universo do Xamanismo, e posteriormente aprendi uma poderosa técnica terapêutica xamânica chamada “Alinhamento Energético”, e com esta terapia venho trabalhando desde 2003 no Brasil e na Europa (onde o trabalho se chama Fogo Sagrado) fazendo atendimentos, palestras, workshops e formando terapeutas. Esta rica vivência terapêutica e espiritual gerou o livro “Alinhamento Energético, uma Terapia Quântica para o Terceiro Milênio”, que está sendo lançado em português e alemão.

Nesse meio tempo, em 2003, entrei de sócio, juntamente com meu amigo Ralph Viana, de um dos melhores e mais tradicionais espaços de Yoga e terapias do Rio de Janeiro – o Espaço Saúde (ex- Instituto Ganesha) – onde já estou desde 1999, trabalhando como instrutor de Yoga e como terapeuta.

Ernani Fornari nasceu no Rio de Janeiro em 1956 e iniciou sua prática de Yoga com Victor Binot em 1974.

A partir daí, mergulhou no universo Hindu, estudando e praticando Yoga, Vedanta, Tantra e Ayurveda.

Em 1983 foi iniciado por Swami Tilak, recebendo o nome espiritual de Dharmendra.

Morou por 20 anos no interior do RJ, tendo sido um dos pioneiros na produção orgânica no estado, e um dos fundadores e diretores da extinta Coonatura.

Formou-se como profissional de Hatha Yoga pela Associação Brasileira de Profissionais de Yoga (ABPY), em Dakshina Tantra Yoga com Paulo Murilo Rosas e em Yogaterapia com Joseph Le Page (Integrative Yogatherapy).

Trabalha desde 1996 como profissional de Yoga, Yogaterapia e Massoterapia.

Foi vice-presidente da ABPY e membro do corpo docente do seu Curso de Formação. Colaborou na restruturação do curso de formação desta entidade, que foi o primeiro no Brasil a ser reconhecido legalmente.

É filiado ao Sindicato dos Profissionais de Yoga do RJ (SINPYERJ).

Aprendeu Massagem Ayurvédica com Luis Otávio Reis, Massagem Reichiana e Bioenergética com Ralph Viana, Quiropraxia Oriental com Donati Caleri , Quiropraxia Indiana com Alejandro Dupont, Massagem Tailandesa e Ayurvédica com Claudia Godart, Massagem Espiritual com Maria Lucia Sauer , Reiki (III) com Carlos Humberto Soares Jr. e Renascimento com Vasant e Achara.

É sócio fundador da Associação Brasileira de Ayurveda (ABRA) e da Associação Brasileira de Dakshina Tantra Yoga (ABDTY).

É co-proprietário e profissional de Yoga e terapeuta do ESPAÇO SAÚDE (Rio de Janeiro).

Em 1998 teve seus primeiros contatos com o Xamanismo. Recebeu dos Krenak o nome Guererê (o lagarto) e dos Fulniô o nome Tchleka (o pai da natureza).

Em 2010 formou-se como facilitador de Constelações Sistêmicas (Familiares e Organizacionais) pelo Metaforum, e como terapeuta de Cinesiologia Aplicada com Ângela Girão (UCB/Zenite) e de Hipnose Ericksoniana pelo INAP.

Ernani Fornari também é escritor, tendo publicados 8 livros na área de Ecologia, Agroecologia, Alimentação natural e Terapias, além de ser músico e compositor, tendo gravado 4 CDs com temática rural, ecológica e espiritual.

 

web site profissional : www.ernanifornari.com.br

web site institucional : www.espasaude.com.br

web site internacional : www.fogosagrado-brasilien.com

blog : http://alinhamentoenergetico.blogspot.com

Musica : www.myspace.com/ernanifornari (disco “Coração Caipira”)

www.myspace.com/ernanifornaridharmendra (disco “Mantra”)

Orkut e Facebook : Alinhamento Energético e Espaço Saúde