Palestra: Educação Ativa com Grupo Orion

Palestra Educação Ativa com Grupo Orion
com Margarita Valencia, Esperanza Chacon e Edgar Espinosa (Equador)

A educação ativa como alternativa de convivência no amor e o respeito entre adultos e crianças.

Data: 19 de Agosto de 2014
Horário: Das 20h30 às 22h30
Contribuição espontânea

Inscrições encerradas 

É hoje comprovado que uma pessoa amada e respeitada, nas suas verdadeiras necessidades em cada uma de suas etapas de desenvolvimento, se tornará um adulto que convive em paz e respeito consigo mesmo, com seus iguais e com a natureza, se tornando co-construtor de um planeta com as mesmas características.

Estes sãos os parâmetros que norteiam a educação ativa, uma perspectiva sobre a educação que nos permite construir uma vida em harmonia com as nossas crianças e adolescentes. Esta vertente se baseia em etapas sobre o desenvolvimento do ser humano realizadas por Jeanne Piaget e no conceito de “autopoyesis” do Humberto Maturama, dentre outros, que ressalta que na vida/natureza jamais existem relações instrutivas.

Esta palestra apresentará um conteúdo sobre a Educação Ativa como Alternativa de Convivência no Amor e Respeito entre Adultos e Crianças, , como uma oportunidade de aprofundar estes e outros elementos básicos de respeito aos processos de vida e acompanhamento adequado ao crescimento da criança e o adolescente, incorporando também insumos da vivencia de uma escola referencia mundial na área, em Equador: a escola Pestalozzi.

Palestra Educação Ativa com Grupo Orion

A palestra abordará perguntas relativas ao surgimento e proposta da educação livre, que pretende quebrar com as estruturas vigentes de educação no mundo. Objetivará também esclarecer mal-entendidos em relação a mesma, descrevendo como a educação ativa foca em regras e limites claros que vão ao encontro das necessidades das crianças e ajuda a acompanhar seu processo de crescimento e harmonia com seu entorno.

Serão também apresentados elementos importantes para resolver os inúmeros desafios no lar e na escola, como os de criar ambientes que satisfaçam as necessidades individuais de acordo com a idade e permitir a autonomia necessária para que a aprendizagem se faça de dentro para fora.