No dia 28 de abril, das 8h às 13h será promovido no Espaço Cultural Tendal da Lapa o Seminário “Desafios e Oportunidades do acesso a sementes crioulas e orgânicas”, promovido pela Rede Semeando – Comercialização Justa e Solidária, Tendal da Lapa/Subprefeitura da Lapa com apoio da CPOrg / SP (Comissão da Produção Orgânica de São Paulo), Instituto Kairós e Instituto Marista de Solidariedade (IMS).

Milho Vermelho

O Seminário contará com a presença das principais redes de produção de sementes crioulas e orgânicas no Brasil como a Bionatur (SC), UNAIC (RS), Associação Biodinâmica (SP) e Santuário de sementes (sul de MG) e ainda com a apresentação de Marcelo Laurino do MAPA/CPORG- SP sobre Caminhos para Construção de Política Nacional de apoio a Sementes Crioulas e Orgânicas.

O seminário marca a inauguração do Espaço da Cultura de Consumo Responsável-produtos agroecológicos e da economia solidária, que acontecerá sempre as Quartas-Feiras (a partir de 28 de abril), fruto da colaboração da Subprefeitura da Lapa, Espaço Cultural Tendal da Lapa, Rede Semeando Comercialização Justa e Solidária, através de parceria com o Instituto Kairós, Incubadoras Tecnológicas de Cooperativas Populares da Fundação Getúlio Vargas (FGV) e Universidade de São Paulo (USP); Projeto Nacional de Comercialização Solidária (IMS e SENAES-MTE), e o apoio e colaboração de diversas instituições sociais.

No Espaço da Cultura de Consumo Responsável, haverá produtos agroecológicos e de empreendimentos da economia solidária com sustentabilidade, café com produtos agroecológicos. A cada quarta-feira, será oferecida por entidades apoiadoras e colaboradoras uma oficina sobre os temas: Segurança Alimentar e Nutricional, Mude o Consumo para não mudar o Clima, Educomunidação e Cultura e Trocas Solidárias.

PROGRAMAÇÃO

SEMINÁRIO: “Desafios e Oportunidades do acesso a sementes crioulas e orgânicas”

Lançamento do “Espaço de Cultura do Consumo Responsável no Tendal da Lapa – produtos agroecológicos e da economia solidária”

Data: 28 de abril (quarta-feira)
Horário: 8h30 – 13h00
Local: Espaço Cultural Tendal da Lapa, Rua Guaicurus, 1100 – Lapa, São Paulo (ao lado da Subprefeitura da Lapa e prox. estação de trem da Lapa e do Metrô Barra Funda)
Inscrição: Não é necessário fazer inscrição antecipada.

8h30-9h30 – Inscrição e Abertura

9h30-10h00 – Objetivos do Espaço da Cultura de Consumo Responsável no Tendal da Lapa

10h00-11h00 – Desafios do acesso a sementes crioulas e orgânicas no Brasil – O avanço da produção de sementes híbridas e transgênicas (Bruno Follador – pesquisador e rep. da AAO)

– Testemunho de Agricultor: desafios do acesso, atendimento ao mercado e de montagem de uma Casa de sementes crioulas (Rafael Hess -produtor e coordenador do santuário de sementes do sul de MG)

11h00-11h30 – Visita ao “Espaço da Cultura de Consumo Responsável no Tendal da Lapa – produtos Agroecológicos e da Economia Solidária”

11h30-12h30 – Oportunidades de acesso a sementes crioulas

-Depoimento de representantes de Redes de produtores de Sementes crioulas e orgânicas do Brasil (Rodrigo Dutra -Bionatur, André Santos-UNAIC , rep. da Associação Biodinâmica)

12h00-12h30 – Caminhos para Construção de Política Nacional de apoio a Sementes Crioulas e Orgânicas – Marcelo Laurino (MAPA / CPOrg- SP)

12h30- 13h00 – Encerramento

 

 

Realização do Seminário e do Espaço da Cultura de Consumo Responsável

– Rede Semeando – Comercialização Justa e Solidária
– Espaço Cultural Tendal da Lapa
– Subprefeitura da Lapa

 

Apoio ao Seminário

– CPOrg- SP ( Comissão da Produção Orgânica de São Paulo)

– Instituto Kairós

– Instituto Marista de Solidariedade (IMS)

 

Fomentadores do Espaço da Cultura de Consumo Responsável

– Instituto Kairós

– ITCP-FGV

– ITCP-USP

– Projeto Nacional de Comercialziação Solidária ( IMS e SENAES/MTE)

 

Apoiadores do Espaço da Cultura de Consumo Responsável

– IDEC

– Sementes de Paz

– Árvores Vivas

– Cooperadamente

– Instituto Neo Humanista

 

Colaboradores do Espaço da Cultura de Consumo Responsável

– AAO

– CPOrg-SP

– Slow Food-SP

– Faces do Brasil

– Fórum Brasileiro de Economia Solidária

– Vitae Civilis

– Anteag

– Ação da Cidadania

– Sabor Natural

– Instituto Pólis

– Planeta Orgânico

– 5 Elementos