Workshop de Feldenkrais

O MÉTODO FELDENKRAIS

 Consciência e Auto-Imagem

 “O movimento é vida. A vida é um processo. Melhore a qualidade do processo e você melhora a qualidade da própria vida.”

Cada um de nos fala, se move, pensa e sente de modo singular, conforme a imagem que construímos de nós mesmos, com o passar dos anos – não sempre satisfatória.

Para estarmos mais completos e equilibrados no nosso SER, devemos mudar nosso modo de ação, transformar e ampliar nossa auto-imagem, para uma nova dinâmica em nossas reações e atitudes cotidianas. “O foco do método está na consciência do movimento: porque ele inclui o estado e a configuração do corpo e suas partes, tais como sentar, respirar, falar, andar”

Desenvolvendo atenção e curiosidade (sem julgamento e competição), aprendemos a explorar e comparar nossas atitudes e posturas, descobrindo assim o que Moshé Feldenkrais denomina “consciência pelo movimento” a ser:

– afinar a auto-percepção e o re-alinhamento;

– reconhecer o relacionamento entre emoção, movimento e auto-imagem;

– tomar consciência dos nossos (muitas vezes dolorosos e limitados) hábitos;

– encontrar alternativas de escolha entre as antigas e as novas formas de comportamento.

 

Dr. Moshé Feldenkrais

Moshé Feldenkrais (1904 – 1984), físico israelita, realizou pesquisas científicas nas áreas da neurofisiologia, da psicologia comportamental e da mecânica dos movimentos.

Apaixonado inquieto pelos movimentos humanos, descreveu a psicofisiologia da nossa vida cotidiana como um processo de aprendizado contínuo, direcionado por movimentos externos e internos (emoções) na interação do individuo com o seu meio ambiente.

Foi com esse objetivo, de uma forma cientifica e prática, que Moshé Feldenkrais concebeu as suas aulas durante 40 anos, para ajudar as pessoas a perceber como se movem. Desenvolveu suas assim chamadas “lições” para aumentar e afinar a nossa consciência e qualidade de vida.

“Um corpo organizado move-se com o mínimo de esforço e a máxima eficiência”

É curioso notar que Moshé Feldenkrais foi o primeiro mestre de judô de faixa preta na Europa.

 

 

Currículo – Sabine Vohmann-Heinze

Alemã, trabalha e mora na Alemanha como no Brasil. É fisioterapeuta especializada em neuro-pediatria, terapia manual para esportistas e psicoterapeuta corporal. Com essas especialidades trabalhou em sua clinica durante 25 anos.

Fez sua formação no método Feldenkrais diretamente com Mia Segal – primeira assistente e co-treinadora de Moshé Feldenkrais durante mais de 30 anos (Mia Segal é reconhecida internacionalmente como uma das grandes mestras nessa área).

Fez diversos cursos avançados com outros professores de Feldenkrais, tornou-se Sênior assistente de Mia Segal, acompanhando e desenvolvendo durante nove anos cursos e formações no método Feldenkrais.

É, também, trainer em PNL (Programação Neurolinguística) e Hipnoterapia, formada com R. Bandler, J.Grinder e R. Dilts entre outros. Fez Psicoterapia Breve, Psicoterapia sistêmica, Provocative Therapy com Farrelli, Sensory Awareness com Ch. Selver.

Escreveu com seu marido, Dr. Roderich Heinze, o livro “PNL e Saúde”, editado na Alemanha, Itália e Espanha, Ed. GU (1998). Deu formações em PNL e Hipnoterapia