Workshop Mulheres em Movimento

Workshop Mulheres em Movimento

Este workshop parte da livre interpretação do livro “MULHERES QUE CORREM COM OS LOBOS” da autora junguiana Clarissa Pinkola Estés, um mergulho profundo em histórias arquetípicas, através da dança espontânea em busca do despertar da essência criativa.

A cada workshop uma história. Para resgatar a poder da intuição vamos dançar a história da Vasalisa, um conto originalmente russo que fortalece a transmissão da consciência interior de mãe pra filha, de uma geração para outra, de mulher para mulher.

Neste encontro a Cia Mulheres em Movimento composta pelas dançarinas: Andrea Lago, Juliana Diaz, Mariane Wegmann e Renata Lopes de Oliveira, estarão presentes para vivenciar e compartilhar seus processos de criação.

A Cia Mulheres em Movimento tem como proposta refletir artisticamente aspectos psíquicos, sociais e culturais com base no livro “Mulheres que correm com os lobos”, e apresentaram os espetáculos de Dança Espontânea “Donzelas sem Mãos” 2012, “Pele de Foca, Pele da Alma” 2013 , “Vasalisa, A Sabida” 2013 – 2014 e “A Mulher Esqueleto” em processo de criação.

O grupo é aberto e não é necessário ter experiência em dança, nem mesmo ter lido todo o livro.

 

Data: 07 de Março de 2015
Horário: Das 10 às 13hs
Valor: R$150 (2x R$75)

Inscrições: otiliafrancoso@gmail.com – (11) 9-9181-2219

 

Otilia

Otilia Françoso (Didi)

Dançarina DRT 28042/SP. Foi bailarina  pela Royal Academy of  Dancing e professora no Estúdio de Dança Cisne Negro. Estudou consciência corporal com Klauss Vianna, Zélia Monteiro e Rose Akras. No Estúdio A&B, estudou e trabalhou com danças étnicas para crianças, baseado no método de Coordenação Motora de M.M. Béziers e G.D.S. com Betty Gervits e André Trindade.

Professora de Dança Espontânea no Espaço Rasa desde 2004, Dança Criativa desde 2009 e Consciência Corporal no curso técnico de dança no ShivaNataraj desde 2011.

Psicóloga CRP 06/39762-0 e Psicodramatista N.611. Especialista em Psicodrama Terapêutico no Instituto Sedes Sapientiae. Autora dos trabalhos científicos “Psicodrama Aplicado na Dança”  e “Dança Espontânea — um encontro com o psicodrama”.  Pesquisa a Dança Espontânea como metodologia desde 91. Dirigiu grupos de Dança Espontânea e apresentou no meio psicodramático os espetáculos: “Matriz em Cena”, “Movimentos da Paixão”, “Universo Feminino”, “Trilhares” e “Musas Difusas”. Atua clinicamente através da dança psicoterapêutica.

Coordena há 15 anos os grupos “Mulheres em Movimento” com base nas histórias do livro “Mulheres que correm com os lobos” de Clarice Pinkolas Estés. Dirigi a Cia Mulheres em Movimento e apresentou os espetáculos de Dança Espontânea “Donzelas sem mãos” 2012, “Pele de Foca, pele da alma” 2013 e “Vasalisa, a sabida” 2013 no teatro Viga Espaço Cênico e no Ateliê Compartilhado em 2014.

Supervisiona o Criaturgia, processos individuais de criação autobiográficos a partir da improvisação corporal.

Facilita a Jam – Encontros de Improvisação e pesquisa a técnica do Contato e Improvisação na interação das linguagens da dança, música, fotografia e artes plásticas no Espaço Rasa desde 2006, Galeria Olido 2013, Casa Amarela – Ateliê Compartilhado 2014. E a Pequena Dança em parceria com Ricardo Neves.

Performer e organizadora em parceria com artista plástico Ricardo Woo nos experimentos coletivos  do Corpografia: Pigmentos , Carvão e PB no Espaço Rasa; Terra Brazilis  no mangue BEXBA – BA; Frotage na Casa Amarela. 2013 – 2014.

Mais informações: otiliafrancoso@gmail.com

(11) 9 9181 2219 – facebook.com/otilia.francosodidi