Workshop_Dancas_circulares(SITE) 

NA RODA COM AS DANÇAS CIRCULARES

Focalizadores: Cidinha Ganzella, Hermes Petrini & Bibicunha Joaninha

A dança é a arte de mover o corpo segundo uma certa relação entre tempo e espaço estabelecida graças a um ritmo e a uma composição coreográfica. Assim como a fala e a escrita, a dança é uma forma de comunicação na qual por meio de gestos e afeições, podemos exprimir nossas vivências.
Não encontraremos uma civilização sequer no planeta que não tenha, entre seus hábitos, atividades que envolvam a arte e a transcendência, sendo a dança em muitas ocasiões utilizada para memorar e ritualizar momentos importantes dos povos.
Acolhido por um convite da comunidade da Fundação Findhorn, na Escócia, o bailarino e coreógrafo Bernhard Wosien semeou a partir dos anos de 1976 as Danças Circulares. Desde então, essa ecovila passou a envolver em seu cotidiano danças de todo tipo: quadrilhas, danças de roda, infantis, religiosas, de paz, cirandas, folclóricas – de diversas tradições, além de outras, contemporâneas, que tem sido criadas por nós.

Data: 17 de Agosto – Sábado
Horário: 09H00 às 17H00
Inscrições: dancandoalegria@gmail.com
Valores: R$140,00 até 05/08 – após R$160,00
Material: CD, apostila e certificado.

Contatos: (11) 99680-1633 Bibi
(19) 9133-3456 Cidinha

OBJETIVO
Proporcionar ao público focalizado que trabalhe com crianças e adolescentes a oportunidade de vivenciarem brincando e jogando, de forma lúdica e descontraída, danças com exercícios benéficos que os ajudem no desenvolvimento de suas emoções e no processo de sociabilização trazidos pelas Danças Circulares Infanto-Juvenis que, além de ser uma atividade corporal e artística que não requer prática nem habilidade para ser realizada, é designada para todos com muito respeito e amor por meio da diversão, da alegria e dos combinados/acordos a serem realizados pelo grupo.

PÚBLICO
Profissionais ligados à educação, saúde, entretenimento, pais, filhos e interessados em geral.

AS DANÇAS
As Palavrinhas Mágicas; Bom dia Flor; Camaleão; Czardas; Eu vou com Jeitinho; Jacaré o Desafio; Joaninha; Mambo Number 5; Mantra do Amor; Para começar? Ar…; Planeta Água; Tarantela; Tigurf; Tum Pá; Tum Tum Jacutinguelê.

NÓS 3!
Sim, nós três: Cidinha, Hermes e Bibi temos tido a ousadia de criarmos nossas danças também, sejam a partir de temas consagrados, ou mesmo, de composições de nossa autoria.
Além de sermos focalizadores de Danças Circulares, Cidinha é professora, coreógrafa e especialista da área da Educação Física; Hermes, músico, compositor e mestre em educação; Bibi, dançarina, coreógrafa, pesquisadora e mestre em geografia. Todos com trabalhos consolidados e apresentados nas regiões de Campinas, Piracicaba e São Paulo, respectivamente. Portanto, ao nos reunirmos para a realização desse workshop, o fizemos tendo a Alegria como referência e base, a fim de contribuirmos com as nossas formações e olhares, a partir dos aspectos positivos que as Danças Circulares proporcionam aos grupos de trabalho, sendo que na vida das crianças e dos adolescentes a dança torna-se fundamental, tanto para sua formação cultural, quanto para sua integração social; tudo porque ela é capaz de desenvolver os estímulos tátil, visual, auditivo, cognitivo e motor nas pessoas. 
E aqui vamos nós: lançamos o desafio para você – que já é da dança ou iniciará conosco – para que se permita levar por essa energia maravilhosa, essa manifestação ancestral, essa oportunidade de deixar florescer em você a beleza da música, do ritmo em movimento a partir de seu corpo, com a sua alegria… E assim, partilharmos juntos os benefícios dessa integração e ludicidade que transformam pessoas, cada uma em seu tempo e jeito, porém, sempre de uma forma única e muito especial.