Esta atividade foi cancelada

Yiquan


O que é Yiquan?

Yiquan é uma Arte Marcial que prima pelo desenvolvimento da Força e da Energia Interna, da Mente e do Espírito, desenvolvendo sabedoria e vitalidade através da prática de exercícios físico-energéticos e meditativos. Aprimorando Espírito e Energia, o corpo físico é gradativamente transformado, incrementando a saúde e as capacidades físicas e mentais.

Foi desenvolvido pelo Mestre Wang Xiang Zhai (1885-1963) no início do século XX, como síntese de sua experiência e estudo principalmente das chamadas Escolas Internas (Neijia em chinês, onde se incluem o Taijiquan ou Taichichuan, o Xingyiquan e o Baguazhan), cujo treinamento é focado no desenvolvimento e controle da Energia (Qi), e do Espírito (Shen).

O Yiquan condensa em sua prática a essência das Escolas Internas, tanto da prática marcial, como da filosofia e espiritualidade chinesas, com elementos principalmente do taoísmo e budismo filosóficos, de forma não-religiosa.

Como se pode observar na cultura chinesa e oriental em geral, um grande Guerreiro é não somente um Forte, mas igualmente um Sábio. Assim, podemos considerar as Artes Marciais como um Caminho para Sabedoria e Iluminação e de desenvolvimento do poder pessoal, forjando um Guerreiro Espiritual.

 Esta atividade foi cancelada

Interessados entrar em contato: yiquan.pro@gmail.com 

Anmo Qigong

Anmo Qigong é um método terapêutico baseado nos princípios de Qigong (“habilidade, controle da energia”) e massagem chinesa (anmo). Qigong é um dentre os vários métodos terapêuticos da medicina tradicional chinesa (além da acupuntura, massagem, moxa, etc), porém o único que trabalha diretamente com a energia e o fluxo energético diretamente de terapeuta para paciente pelas mãos, sem o intermédio de agulhas ou outro instrumento. Aplicado por um terapeuta capacitado, Anmo Qigong normaliza os fluxos energéticos do paciente, reorganizando a sua constituição orgânica. Qigong pode tanto ser aplicado como tratamento por um terapeuta capacitado, como pode ser prescrito como “exercício auto-terapêutico” para o paciente realizar, constituindo-se de exercício meditativo e de cultivo da energia Qi.

Pode ser aplicado como tratamento e para diversos distúrbios e doenças (doenças reumáticas, do aparelho digestório, coluna; coadjuvante ao câncer, distúrbios emocionais como depressão e stress, entre outros) ou para prevenção e manutenção da saúde e equilíbrio energético, e não existem contra indicações.

Anmo Qigong é um método terapêutico aprendido de forma associada à prática e desenvolvimento da arte do Yiquan, trazidos por mestre Wang Yong Jun, e transmitidos ao seu discípulo Rafael Reichler.

 

Rafael Reichler é professor de Yiquan e terapeuta Anmo Qigong. Discípulo de mestre Wang Yong Jun, de quem recebeu o nome “Yi Wu”, “Espírito Guerreiro”, tem experiência de 20 anos na prática de artes marciais e corporais e estudo de filosofias orientais. É graduado Fisioterapeuta pela USP, enfocando a atuação em treinamento funcional e de postura e movimento consciente.

Desde os 7 anos se interessa pela prática de artes marciais e corporais, métodos de treinamento mente-corpo e filosofias orientais. Já praticou Aikido, Ninjutsu (graduado faixa preta 1º Dan), Ving Tsun, Taekwondo ITF, Judo e Yoga. Em 1993 iniciou a prática de dança israelense, circular e em grupos de apresentação coreográfica, chegando a trabalhar como professor de dança na Associação “A Hebraica” de 2003 a 2007.

Sempre buscou a arte marcial como um caminho de desenvolvimento do ser humano, dos aspectos energéticos e espirituais, em direção à Sabedoria e à Iluminação.

Conheceu o Yiquan e mestre Wang Yong Jun em 2006, rapidamente identificando-se com a arte como seu Caminho e desenvolvendo grande afinidade com o mestre. Em menos de 2 meses iniciou o estudo e prática da arte em aulas particulares com o mestre, o que logo se transformou em um intenso programa de transmissão da arte e formação como professor, com treinamento e estudo diários sob supervisão do mestre. Iniciou também o estudo do método terapêutico da família Wang, o qual denominou juntamente com o mestre como Anmo Qigong. Atingiu nível de praticante avançado em Yiquan, e em Setembro de 2006 fez o pedido de Discipulado ao mestre, que foi prontamente aceito e posteriormente oficializado em cerimônia de Baishi junto aos alunos avançados em 04 de março de 2007.

Em 2008 foi qualificado professor de Yiquan e terapeuta Anmo Qigong por mestre Wang Yong Jun, e desde então exerce as atividades como autônomo.

www.yiquan.pro.br