Yoga do Riso com a Kombi Cura

Yoga do Riso

O Yoga do Riso é uma técnica criada em 1995 por Madan Kataria, um médico de família indiano que buscava a efetiva utilização do riso como instrumento de cura, autoconhecimento e sociabilidade, em prol da realização individual e harmonia universal.

Data: 12 de Abril de 2016
Horário: Das 21 às 22hs
Investimento: R$35
Inscrições: contato@casajaya.com.br | (81) 99615-7572

O método vem sendo praticado em mais de 80 países ao redor do mundo. Em Portugal, existe desde 2004, pelo trabalho da Professora Joanne Helms, formadora do nosso Líder de Yoga do Riso, Sandro Lobo. No Brasil o Yoga do Riso ainda é incipiente, com pequenos grupos desenvolvendo lindos trabalhos no sudeste do país. No nordeste, vem cabendo à Kombi Cura a doce tarefa de espalhar e disseminar a técnica e seus benefícios.

Na prática, é uma ginástica da gargalhada, baseada em exercícios do riso e técnicas simples de Yoga, que serve para despertar estados benéficos de saúde física, mental e espiritual através da redescoberta do riso.

A sessão dura em torno de uma hora e permite que o/a participante desenvolva a sua capacidade de rir independente de motivo externo (humor etc) e, com isso, alcance os (inúmeros) benefícios do riso.

[Best_Wordpress_Gallery id=”12″ gal_title=”Yoga do Riso”]

Funciona basicamente assim: iniciamos com aquecimento e exercícios de respiração muito breves. Em seguida, passamos para os exercícios do riso, que são as técnicas de “destravamento” do riso interior, intercalados com dinâmicas de grupo (joguinhos). Em seguida, passamos para a meditação do riso sentada e, em seguida, a meditação do riso deitada. Nesse ponto, a gargalhada está estourando por toda a sala. Depois de um tempo, vamos acalmando os ânimos e iniciamos o relaxamento, que é quando os benefícios são assimilados. Daí, fazemos um breve feed back e o encerramento.

Não é preciso qualquer experiência anterior com Yoga ou práticas similares, nem há pré-requisitos, ou contraindicações. O Yoga do Riso é para qualquer pessoa, de qualquer idade e condição física, mental espiritual.
A prática é mais confortável quando se usa roupa leve (preferencialmente de ginástica) e é adotado um espírito aberto e permissivo para experimentar o brilho da felicidade.

 

Kombi Cura

Kombi Cura

A Kombi Cura é um veículo (literalmente) de difusão de novas práticas, novas ideias, novos conceitos de relacionamento do ser humano com as outras formas de vida deste planeta, em prol de uma convivência realmente harmônica e sustentável.

Nasceu como um projeto itinerante de conscientização a respeito da saúde alimentar, sustentabilidade, comunidade e meio-ambiente, através da difusão de práticas ecológicas, culinária consciente (vegana, saudável, harmoniosa e saborosa), Yôga, dança, música, teatro, capoeira, surf, mergulho, carinho, amor, afeto, conversa, massagem… ah! São tantas as formas de expressar o Amor e aprimorar a nossa experiência nesse plano!

O projeto, hoje conduzido por Alejandra Mendoza, Rafa Figueiredo e Sandro Lobo, teve início em 2013, com a aquisição da nossa querida Kombi, nascida em 1994. A viagem começou no ano seguinte, depois dela ter sido transformada num food-truck (carro de comida). A partir de então, realizamos atividades em diversos municípios da Bahia, Sergipe e Alagoas. Chegamos a Recife em setembro de 2015 e, a partir de então, fizemos um monte de coisa por lá, incluindo oficinas e demonstrações culinárias, comercialização de alimentos, participação no Veg Fest Brasil (o maior evento de vegetarianismo do Brasil e da América Latina), sessões de Yoga do Riso, Retiro de Autoconhecimento… enfim… Muita coisa, muita troca e muita gente boa por lá!

Ah, foi em Recife que conhecemos Alejandra Mendoza, La Chica Vegana, a mais nova integrante da família Kombi Cura! Em fevereiro de 2016, partimos rumo ao agreste pernambucano e hoje estamos instalad@s no Vale do Catimbau (Buíque/PE), onde estamos desenvolvendo atividades com a comunidade local acerca da consciência alimentar, cuidado com os animais, agricultura orgânica e alimentação viva.